plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 20:56

Vento na Fronteira terá exibição pela UEMS durante o mês de maio

Vento na Fronteira, documentário dirigido por Laura Faerman e Marina Weis, está com exibições programadas para o mês de maio, em Campo Grande, Amambai, Jardim e Dourados. O circuito de sessões para exibição é da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e foi possível por intermédio da Rede de Saberes.

O documentário, de grande destaque em festivais internacionais como o sul-africano Durban International Festival e o italiano Terra di Tutti, dentre outros retrata a história de uma professora indígena que luta pelos direitos de sua comunidade às suas terras ancestrais. No lado oposto, uma poderosa advogada que reivindica a posse dessas terras.

Esta história se passa na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, no território indígena Ñande Ru Marangatu – terra reivindicada pelos povos indígenas Guarani-Kaiowá, que habitam a região há muitos anos, e pelos fazendeiros que chegaram lá no século XX.

O circuito é uma iniciativa que ocorre em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para os Povos Originários do MS, Taturana Mobilização e o Museu da Imagem e do Som (MIS), vinculado à Fundação Estadual de Cultura.

A UEMS exibirá sessões em diferentes Unidades Universitárias, sendo que, após as exibições do filme, haverá uma roda de conversa com o protagonista do filme, o ator Aleni Aquino e o prof. Dr. Diógenes Cariaga, integrante do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão Rede de Saberes Indígenas (CEPERSI) da UEMS.

“Essa iniciativa é uma das ações dentro do âmbito do CEPERSI, espaço que congrega pesquisadores indígenas e não-indígenas em torno de temáticas que envolvam a vida, produção histórica, social e cultural dos povos originários de nosso Estado, buscando compreender a história local a partir da perspectiva dos povos indígenas”, explica Cariaga.

De acordo com o docente da UEMS, a obra demonstra a relação dos povos que aqui habitavam com os seus locais de origem, as transformações e as disputas territoriais.

“Considerando que a UEMS é pioneira em relação às cotas para discentes indígenas, sendo a IES pública com o maior número de ingressantes por meio da política de inclusão institucional, é importante que os indígenas ganhem protagonismo tanto como estudantes, pesquisadores e por meio de parcerias, como foi o caso do filme Vento na Fronteira”, destaca o integrante do CEPERSI/UEMS.

A UEMS fornecerá espaço para exibição do documentário nas dependências das Unidades Universitárias.

A primeira etapa desse lançamento são as sessões de pré-estreia do filme que acontecerão de 11 a 25 de maio, com a realização da Rede de Saberes Indígenas da UEMS, Subsecretaria de Políticas Públicas para os Povos Originários do MS, Taturana Mobilização Social e MIS/FCMS.

Programação

12/05 – às 13h30, no Museu da Imagem e do Som (Av. Fernando Correia da Costa, 559, Vila Carvalho, Campo Grande)
16/05 – às 19h, na UEMS/Amambai
18/05 – às 19h30, na UEMS/Jardim
25/05 – às 9h, na UEMS/Dourados
Rubens Urue, Comunicação UEMS

As informações são da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *