5 de maio de 2024 - 01:11

Uniderp oferece tratamento gratuito a pessoas com sequelas da Covid-19

A Covid-19 pode deixar  sequelas em pacientes recuperados, como problemas nas funções respiratória, cardiovascular, neurológica e motora. Para auxiliar pessoas debilitadas pela doença, a Uniderp criou o Ambulatório de Fisioterapia pós-Covid-19, para tratamento de indivíduos com comprometimentos funcionais moderados e graves. O serviço é gratuito para pessoas de baixa renda (com até dois salários mínimos). Os agendamentos deverão ser feitos pelo telefone 99613-3710, das 8h às 12h.

Para a primeira consulta, será preciso levar os documentos pessoais, encaminhamento médico de tratamento das sequelas, bem como, a carta de alta e os exames, segundo explica o professor do curso de Fisioterapia da Uniderp, Melk Mussato. “O paciente passará por duas sessões de avaliação: uma para anamnese (entrevista) e outra para análise física e respiratória. No terceiro encontro, os profissionais apresentarão o plano de intervenção (tratamento) individualizado”.

Em funcionamento desde o dia 21 de setembro no campus da avenida Ceará, a clínica conta com acadêmicos do último semestre do curso de Fisioterapia que realizam o atendimento supervisionados por professores. Os primeiros pacientes foram encaminhados pelo Hospital Regional, unidade referência para o tratamento da doença no Estado conveniada com a Uniderp para estágio de acadêmicos na área de saúde.

“Estamos cumprindo rigorosamente os protocolos de biossegurança, usando todos os equipamentos de proteção individual, as alas de atendimento foram montadas prezando pelo distanciamento entre os pacientes, além disso, não só quem recebe o atendimento está passando por triagem, mas, também, os acompanhantes e a equipe de terapeutas,” completou o Melk.

“Muitas pessoas contaminadas com o coronavírus apresentam complicações que necessitam de internação em unidades de terapia intensiva e com a necessidade de ventilação mecânica. O tempo de internação prolongado e as intervenções e medicações utilizadas na UTI podem deixar sequelas que reduzem bastante a qualidade de vida após a alta hospitalar. Por isso, é necessário dar continuidade ao tratamento em ambiente ambulatorial”, explica a professora do curso de Fisioterapia da Uniderp, Ana Carolina dos Santos Demarchi.

Uniderp | Ambulatório de Fisioterapia pós-Covid-19

Local: unidade Matriz – Anexo D

Agendamentos: 99613-3710

Horáriodas 8h às 12h.