7 de maio de 2024 - 09:54

UFMS inicia ciclo de debates aberto à comunidade interna e externa da instituição

O Núcleo de Estudos Néstor Perlongher (Nenp) começa nesta semana a quarta edição do Ciclo de Debates (De)marcando Diferenças. Durante todo o mês de maio, serão realizados debates semanais sobre temas variados como sexualidade, gênero, ativismo, sujeitos políticos, saúde e doença, estado, educação, violência, e LGBTfobia. O evento conta com pesquisadores da UFMS e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

No dia 03 de maio acontece o debate sobre Sexualidade, ativismos e outros sujeitos políticos, com a participação de Andrea Lacombe (Universidade de Córdoba), Roberto Marques (Universidade Regional do Cariri/Universitade Estadual do Ceará) e Vinícius Zanoli (Universidade Livre de Berlim). O professor Guilherme Passamani é o mediador das discussões. A previsão é  de que cerca de 80 pessoas devem acompanhar os encontros.

O Ciclo de debates é gratuito e, pela primeira vez,  on-line, facilitando o acesso da comunidade interna e externa da UFMS. A certificação será dada apenas aqueles participantes que comparecerem a, pelo menos, três mesas de debates.

O que é Nenp

O Nenp é vinculado ao curso de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Humanas da UFMS. Seu nome é uma referência ao antropólogo argentino, radicado no Brasil, falecido em 1992 e pioneiro nos estudos sobre prostituição masculina de rua no país. Prioritariamente, as áreas temáticas do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher são Antropologia e Sociologia, tendo como foco de interesse problematizações sobre as questões de gênero, sexualidade, geração, prostituição, mercado do sexo, interseccionalidades e marcadores sociais de diferença em diversas escalas de cidades. O Núcleo de Estudos está organizado em duas linhas de pesquisa: geração, cidade e curso da vida; e sexualidade, gênero e cidade.

Para a realização do evento, o Nenp conta ainda com o apoio do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e diferenças, bem como outros grupos de pesquisa da UFMS, dos programas de pós-graduação em Antropologia Social, da Cidade Universitária, e em Estudos Culturais do Campus de Aquidauana, além das faculdades de Educação e Ciências Humanas.

Mais informações podem ser obtidas no site nenp.ufms.br/ .

Com informações de Vanessa Amin