A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), unidade de Campo Grande, abriu 50 vagas para cursos de Licenciatura em Dança e Teatro. As inscrições vão até o dia 21. O acesso aos cursos pode ser feito pelo Enem ou vestibular institucional.
http://www.uems.br/graduacao/curso/danca-licenciatura-campo-grande
http://www.uems.br/graduacao/curso/teatro-licenciatura-campo-grande
DANÇA
O Curso de Licenciatura em Dança estrutura-se a partir da pesquisa como elemento transversal do currículo. O desenho curricular concebe a pesquisa como prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica. Desenvolvem-se, ao longo do Curso, de forma integrada com a pesquisa, os núcleos básicos, específicos e pedagógicos do Curso de Licenciatura em Dança.
No Curso de Licenciatura em Dança enfatiza-se que a arte deve ser entendida como área de conhecimento. Dessa maneira, na análise da dinâmica dos espaços sociais, é possível constatar que os campos artístico e científico se constituem a partir da construção e da prática das relações, respondendo, assim, ao movimento das transformações da própria realidade, às formas de percebê-la, de compreendê-la e representá-la.
Compreendendo a dimensão que o ensino de Arte assume na atualidade, o professor de Dança precisa estar consciente da sua importância, tendo conhecimento de que a forma como conduz o processo de ensino é tão significativa quanto o produto final.
Deve-se ressaltar que o foco do Curso de Licenciatura em Dança é a formação de professores habilitados para o ensino de Dança na educação básica. Nesse sentido,faz-se necessário que sejam observadas, além das questões próprias da licenciatura, a especificidade da área, ou seja: o curso de licenciatura em Dança deve ensejar, como perfil desejado do formando, c apacitação para a apropriação do pensamento reflexivo e da sensibilidade artística, comprometida com a produção coreográfica, com espetáculo da dança, com a reprodução do conhecimento e das habilidades, revelando sensibilidade estética e cinesiologica, inclusive como elemento de valorização humana e da expressão corporal, visando integrar o indivíduo na sociedade e tornando-o participativo de suas múltiplas manifestações culturais.
Além dos processos de ensino, espera-se que o acadêmico do Curso de Licenciatura em Dança possa se apropriar dos elementos indispensáveis à pesquisa e à produção do conhecimento, em uma articulação entre Arte e Ciência.
A compreensão de artista-docente, presente na concepção do Curso, enseja a formação integral do professor Licenciado em Dança, possibilitando a abrangência das relações de trabalho, das alternativas sociopolíticas de transformação da sociedade e de si próprio, da construção de bases para o contínuo e necessário processo de pesquisa e reconstrução do saber numa perspectiva da integralidade de saberes que possam permitir: a percepção do valor da subjetividade e da alteridade; a compreensão do papel social da educação e da escola; o domínio dos conteúdos de Dança e suas didáticas; a construção de processos de investigação que tenham por finalidade o aprimoramento das práticas cênicas e pedagógicas; a apropriação de conhecimentos artísticos, pedagógicos e da diversidade presentes na prática da Dança.
TEATRO
No Curso de Licenciatura em Teatro reitera-se a importância da Arte enquanto área do conhecimento. É possível constatar que os campos artístico e científico se constituem a partir de processo de construção mútua. Logo, compreende-se a não dissociação entre Arte e Ciência no ensino. Cabe ressaltar que o foco do Curso de Licenciatura em Teatro é a formação de professores para o exercício da docência em Teatro. Nesse sentido, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais previstas na Resolução CES nº 4, de 8 de março de 2004, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Teatro, faz-se necessário que sejam observadas, além das questões próprias da licenciatura, a especificidade da área.
Diante disso, observa-se a aquisição de conhecimentos específicos da linguagem teatral, bem como a capacidade de desenvolvimento de processos e reflexões críticas concernentes ao campo pedagógico, em que se pese o domínio técnico e expressivo do corpo visando à interpretação teatral, a prática docente, os conhecimentos referentes à área da educação e os princípios pedagógicos através e com o teatro. Portanto, é imprescindível desenvolver a capacidade de coordenar um processo de ensino e aprendizagem em teatro no âmbito formal e não-formal. De modo que o egresso possa se apropriar dos elementos indispensáveis à pesquisa e ao ensino na respectiva da área.
Essa concepção do licenciado em Teatro enseja a formação integral do profissional que atuará na educação básica, possibilitando a compreensão das alternativas sociopolíticas de transformação da sociedade e de si próprio, da construção de bases para o contínuo e necessário processo de pesquisa e reconstrução do saber numa perspectiva da integralidade e de saberes que permitem: a percepção do valor da subjetividade e da alteridade; a compreensão do papel social da educação e da escola; o domínio dos conteúdos do Teatro e suas didáticas; a construção de processos de investigação que tenham por finalidade o aprimoramento das práticas cênicas e pedagógicas; a apropriação de conhecimentos artísticos, pedagógicos e da diversidade presentes na prática em Teatro.
Para tanto, busca-se uma formação em que o licenciado em Teatro deverá ser permanentemente posto em situações que estimulem atitudes de estudo, responsabilidade, alteridade, cooperação criatividade, espontaneidade. Assim, no Curso de Licenciatura em Teatro objetiva-se formar professores que compreendam o Teatro como uma atividade que está alicerçada no âmbito coletivo.
Fonte: Assessoria – UEMS