plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 19:09

TVE inicia conversão digital com imagens da TV Cultura de São Paulo

A TV Educativa iniciou nessa segunda-feira a primeira etapa do processo de conversão do sinal analógico para o sistema digital. Por enquanto, segundo o diretor-presidente da Rádio e TV Educativa (RTVE), jornalista Bosco Martins, o “coração” da TVE ativou o decodificador de sinais do satélite que transmite a programação da TV Cultura de São Paulo.

A recepção e transmissão da programação da TV Cultura já foram tratados pelo governador Reinaldo Azambuja e dirigentes da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da emissora paulista. Segundo Bosco Martins, a parceria será formalizada com a assinatura de contrato de retransmissão pelo governador em data a ser definida. Para a transmissão do sinal digital a TVE terá que cumprir outras etapas, que preveem a instalação de transmissor e antena.

No fim do mês passado o governador Reinaldo Azambuja discutiu com dirigentes da TV Cultura de SP e TVE do Paraná a adesão da TVE ao multicanal. Para isso deve ser requerida autorização ao Ministério das Comunicações.

Reinaldo Azambuja assinou documento que solicita ao Ministério das Comunicações o reconhecimento da legitimidade da equiparação das entidades públicas de radiodifusão com os canais da União para transmitir sinais em multiprogramação. Isso já ocorre de forma experimental na TV Cultura de SP, com os canais Univesp TV e Multicultura Educação. O multicanal da TV Cultura está aberto desde 2009.

P1270537
Master (“coração”) da TVE já recebe as imagens da TV Cultura de SP.

Missão-prima

Segundo ele, por enquanto a transmissão da programação da TV Cultura de SP será feita em caráter experimental, até o alinhamento com a produção local e assinatura do contrato pela Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão (Fertel) com a Fundação Padre Anchieta.

A “afiliação” da TVE à TV Culta de SP pressupõe, de acordo com o contrato a ser assinado pelo governador Reinaldo Azambuja, o compromisso com a missão-prima de “promover a formação crítica do homem para o exercício da cidadania, através da educação, cultura e entretenimento”.

“É apenas o começo do processo de digitalização do sistema, que é um trabalho técnico, mas enquanto cumprimos o marco regulatório estamos buscando o alinhamento de conteúdo, que também é uma exigência da mudança de comportamento e consumo do público. A TV digital é interativa e permite a programação simultânea por mais de um canal”, lembra Bosco Martins.

“Estamos diante de um processo irreversível no uso diverso dos receptores de TV e os dispositivos móveis, cada vez mais voltados para a necessidade e demandas do usuário, principalmente da nova geração, os chamados nativos digitais. Nosso desafio se resume em buscar a melhor e mais eficaz forma de transmitir conteúdos”, finaliza o diretor-presidente da RTVE.

parceria9
Sérgio Kobayashi, presidente da TV-É PR, Fábio Borba, Diretor de Rede da TV Cultura SP, Governador Reinaldo Azambuja, Sérgio de Paula, chefe da Casa Civil, Bosco Martins e o subsecretário de Comunicação  Rodrigo Mendes

(Fotos: Rogério Medeiros)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *