16 de abril de 2024 - 10:51

TVE Cultura vai exibir produções regionais aprovadas em parceria entre a SECC e Ancine

Produzidos por Mirá Filmes, Render Brasil Produções e Cerrado’s Filmes  “Minha Casa é Aqui”, “Forte Coimbra – O Documentário” e “Até o Fim”  respectivamente, foram as produções cinematográficas aprovadas no primeiro edital de produção audiovisual de telefilme da Secretaria de Estado de Cultura (SECC) e Cidadania em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) que serão exibidos pela TVE Cultura. Os recursos são da ordem de R$ 300 mil (R$ 100 para cada projeto), sendo R$ 200 mil da Ancine por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)  e os outros R$ 100 mil de contrapartida da SECC.

Os projetos de telefilmes aprovados neste edital tem como exigência para contratação dos recursos do FSA, o pré-licenciamento de exibição das obras por emissora ou programadora de televisão, de acordo com os valores e proporções mínimas em relação aos itens financiáveis e condições contratuais exigidas pelo FSA.

Representantes das produtoras, SECC e Fertel acertam detalhes do licenciamento das produções a serem exibidas pela TVE Cultura. Foto Maurício Alves

Na reunião realizada na manhã desta quarta-feira (15) entre o titular da Secc, Athayde Nery, o diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins, e representantes das produtoras, ficou acertado o licenciamento para a TVE Cultura exibir as três produções regionais.

“Este edital é uma conquista do segmento audiovisual de MS, que com a iniciativa da SECC  e o aopio da Ancine, estimulam o crescimento das produções locais relacionados a temas do Estado. A cada R$ 1 investido pela Secc, a Ancine investirá R$ 7”, enfatizou Athayde Nery.

Para o diretor-presidente da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de MS, mantenedora da TVE Cultura) é de suma importância a celebração destes licenciamentos tendo em vista que os temas abordados nos documentários e telefilmes divulgam a história e a cultura de Mato Grosso do Sul. ” A TVE Cultura tem enorme interesse em exibir estes trabalhos produzidos aqui e, por gente daqui da nossa região com assuntos que vão de encontro com a programação da TV Educativa” ressalta Bosco Martins.