26 de abril de 2024 - 21:03

Tradição e solidariedade marcam abertura da 40ª edição dos jogos escolares de Bonito

Começa nesta segunda-feira (20) a 40º edição dos jogos escolares de Bonito, no interior de Mato Grosso do Sul. O evento reuni doze instituições de ensino, entre escolas particulares, municipais, estaduais e ONGs e tem como palco principal o ginásio de esporte do município. Neste ano, além da tradição dos jogos, a solidariedade marca a abertura do evento, com doação de parte da renda arrecada pelo bar do local, para a Instituição Visão de Vida, que atende 145 crianças no município e teve sua sede destruída por um incêndio na última quinta-feira (16).

Realizado pela primeira vez em 1978, na quadra da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (BCG), na Praça da Liberdade e nas ruas da cidade, a competição tem como objetivo integrar os estudantes e fomentar a prática desportiva. Chamavam-se então Jogos da Independência e foram idealizados pelo desportista e presidente do Grêmio Estudantil da Escola BCG, Valdeli (In memoriam). Também contribuíram para a criação dos Jogos Escolares o desportista Aureste Félix Garcez (In memoriam), Arcanjo Pazete (ex-diretor) e o ex-vereador e professor Odinel Arruda Soares.

Neste ano serão disputados, nas categorias masculino e feminino, jogos coletivos de futsal, voleibol, handebol, atletismo (corridas de revezamento 4 x 75) e queimada; e jogos individuais, que incluem corridas de 50, 75, 100 e 1.000 metros rasos, salto à distância, arremesso de peso, xadrez e dama.

A abertura também contará com apresentações culturais de capoeira, com o Grupo Camará Capoeira, de canto (com alunos da Pestalozzi), e de dança, com alunos da Escola Falcão da (professora Andréia Freitas).  As equipes das escolas particulares Sagrada Família e da Funlec, na categoria 5/6 anos, serão os responsáveis por inaugurar a quadra recém pintada.

Participarão dos jogos deste ano seis escolas municipais (Durvalina Dorneles Teixeira, Manoel Inácio de Farias, Vitalina Vargas Machado, Isaura Pinto Guimarães, João Alves de Arruda e João Alves da Nóbrega), duas escolas estaduais (Luís da Costa Falcão e Bonifácio Camargo Gomes/BCG) e quatro escolas da rede privada (Sagrada Família, Honorato Jacques (FUNLEC), Renovo Instituto Educacional e Escola Especializada Caminho da Esperança/Pestalozzi).