26 de julho de 2024 - 20:38

Fogo destrói sede de projeto social em Bonito

Foto: Kemila Pellin

Um incêndio de grandes proporções destruiu a sede do Instituto Visão de Vida em Bonito na manhã desta quinta-feira (16). A instituição sem fins lucrativos atende atualmente 145 crianças e é destaque no município pelas apresentações com o grupo de Pernas de Pau. O prédio, localizado na região central, ainda deve passar por perícia para confimar a origem do fogo, mas a principio acreditasse que tenha sido provocado por uma pane elétrica.

Conforme o presidente da ONGClayton Castilho, o fogo teve inicio por volta das 6 horas e atingiu todos os cômodos do imóvel. “Os figurinos dos pernas de pau, os materiais, móveis, praticamente tudo foi queimado”, destacou.

Agora os esforços estão voltados para conseguir um novo local para guardar o que foi salvo e recomeçar as atividades. A comunidade está envolvida e alguns empresários já se comprometeram a auxilar com despesas de aluguel nos primeiros meses.

A Guarda Municipal, com auxilio da Policia Militar e de caminhões pipas de empresas do município e moradores vizinhos a instituição, atendeu a ocorrência e conseguiu conter as chamas e impedir que o fogo se espalhasse para as residencias próximas.

Instituto Visão de Vida

O Instituto Visão foi criado para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que alunos devem estar matriculados em escolas de ensino regular. A Instituição chegou a atender 350 crianças entre 2002 e 2014 e foi criado para atender ao programa Arte para Todos e recebia recursos federais e municipais, porém em 2014, com a crise que se instalou em diversos setores da economia nacional, os repasses foram suspensos e o projeto precisou ser paralisado.

O objetivo é oportunizar a crianças, adolescentes e jovens, que sofrem algum tipo de violência, novas alternativas de recomeçar a vida, através do acesso a dança, teatro, música, leitura dinâmica e lazer com sua família.O projeto foi retomado em abril de 2017 e hoje atende 145 crianças.  “Além do acompanhamento escolas, o instituto também oferece diversas oficinas, como viola e violão, dança, grafite e aulas de música, onde os alunos aprendem sobre os instrumentos, notas musicais e se manifestarem interesse, podem compor a banda ‘Som das Águas’ que está sendo reativada”, detalha Clayton.