plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

1 de maio de 2024 - 20:37

Tesouros da Serra da Bodoquena: sancionada lei que proíbe pesca no Rio Salobra

Rio Salobra (Foto: Grupo Boca da Onça)

A Serra da Bodoquena é conhecida mundialmente por seus encantos e belezas naturais. O Rio Salobra e o Córrego Azul, localizados no município do mesmo nome, tem ganhado cada vez mais reconhecimento pelos novos atrativos em suas margens e para garantir a preservação e integridade desses paraísos, foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja a lei que proíbe integralmente a pesca em toda a extensão dos dois rios. A navegação com embarcações motorizadas, também ficou restrita as impulsionadas por motores com potência máxima de 20HP.

O autor da proposta na Assembleia Legislativa, deputado Beto Pereira (PSDB) destacou que a pesca no Rio Salobra já era proibida por meio de um decreto, porém a sanção da Lei Nº 5.184, de 18 de abril de 2018, vai garantir que a determinação não seja revogada facilmente.

Rio Salobra é margeado por cânions em diversos trechos ao longo de sua extensão (Foto: Web)

Conforme a publicação, disponível no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (19), a lei não se aplica a pesca científica, desde que previamente autorizada pelo órgão ambiental estadual. O descumprimento da norma pode ocasionar multas; entre 200 a 10 mil uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), o que representaria valores de R$ 5 mil a R$ 255 mil, apreensão do produto ou subproduto da pesca; interdição total ou parcial do estabelecimento, atividade ou empreendimento; suspensão de licença, autorização e registro; detenção de instrumentos, apetrechos, equipamentos, veículos de qualquer natureza e embarcações; cancelamento de licença, autorização e do registro, em caso de reincidência.

O Rio Salobra é importante afluente do Rio Miranda e o Córrego Azul é afluente do Salobra, ambos com águas cristalinas, subsolo calcário, que fazem parte da Serra da Bodoquena. Em alguns trechos do Rio Salobra os paredões de rocha ultrapassam 100 metros de altura. É nele que está localiza a Cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura, sendo considerada a mais alta de Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *