2 de maio de 2024 - 06:32

Subchefe da Casa Civil da Presidência fala na UFMS sobre inovação na gestão pública

Campo Grande, MS – “Avaliação de Políticas e Governança como ferramentas da Inovação na Gestão Pública” foi o tema apresentado pela subchefe-adjunta de Finanças Públicas da Casa Civil da Presidência da República, Fabiana Magalhães Almeida Rodopoulos, durante a segunda palestra do Ciclo de Inovação em Processos de Gestão e Tecnologia. O Ciclo é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova).

Fabiana Magalhães Almeida Rodopoulos (Foto: Divulgação-UFMS

De acordo com a diretora da Aginova Nilza Emy Yamasaki o momento foi importante por propiciar a discussão das políticas públicas e para ter contato com estratégias de governança adotadas pelo governo e como a Universidade pode contribuir com isso.  “Precisamos apostar mais na inovação para aumentar a eficiência e a efetividade das nossas ações”, destacou.

“Gostaria de agradecer a presença da Fabiana aqui, a disponibilidade em conhecer e começar a articulação com o governo por meio da Aginova. Acredito que sua presença vai nos auxiliar a lidar com diversas situações que dificultam nossa rotina e a entrega de serviços para a sociedade. A UFMS é uma grande parceira na política de governança do país”, ressaltou o reitor Marcelo Turine.

Segundo a subchefe, a proposta foi compartilhar a experiência no Governo Federal. “Tenho mais de 20 anos de experiência no Tesouro. Hoje, estamos trabalhando muito com qualidade ligada a mensuração de eficiência, ou seja, estamos olhando com enfoque nos resultados. Como devemos tratar políticas públicas que são feitas, muitas vezes, sem pensar na sua implementação, gestão de risco, governança”, disse Fabiana.

“Temos trabalhado nos últimos três anos a deixar de pensar a Universidade como uma ilha. Necessitamos de uma maior conectividade, em pensar ‘fora da caixa’. Acredito que avançamos em muitos aspectos, entre eles no atendimento com a sociedade, em sustentabilidade e também na governança e gestão”. Falou a vice-reitora Camila Ítavo.

Participaram da palestra gestores, servidores e professores da UFMS e representantes do IBGE, Superintendência de Planejamento, Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura Municipal de Campo Grande e da Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura. O Ciclo aconteceu no auditório do Complexo de Extensão e Ensino a Distância, localizado na Cidade Universitária, na manhã de segunda-feira (9).