25 de abril de 2024 - 00:14

Coordenadora alerta para diagnóstico precoce e diz que homens são mais afetados pela Aids

Coordenadora técnica do programa HIV da Sesau, Sheila Zalesk (Foto: Pedro Amaral)

Campo Grande (MS) – A coordenadora técnica do programa HIV do Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Sheila Zaleski, fez um apelo à população de Campo Grande para que participe da campanha que permite a realização de testes rápidos de diagnóstico da Aids. Os testes podem ser feitos em vários locais, em caráter sigiloso, e são eficazes, segundo a coordenadora, que pela manhã participou do programa Bom Dia Campo Grande, na Rádio Educativa 104 FM. Segundo Zeleski, quanto mais cedo o diagnóstico, melhor qualidade de vida ao paciente. “A necessidade da descoberta precoce da presença do vírus no corpo é para que se possa começar o tratamento o mais rapidamente possível, para que esse paciente tenha qualidade de vida”.

De acordo com a coordenadora, os levantamentos indicam que os homens são os mais afetados pelo vírus. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 287 nova notificações de HIV entre homens em 2019, sendo que no mesmo período foram 79 notificações entre as mulheres.

“A necessidade da descoberta precoce da presença do vírus no corpo é para que se possa começar o tratamento o mais rapidamente possível, para que esse paciente tenha qualidade de vida. Então, se qualquer uma das ISTs que estamos testando aqui der positivo, orientamos o paciente a buscar o CTA [Centro de Tratamento e Aconselhamento]”, explicou a coordenadora.

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a campanha “A Hora É Agora – Testar nos Deixa Mais Fortes” para ampliar o raio das ações de prevenção e tratamento. A coordenadora técnica do programa de HIV lembra que o teste é gratuito e o tratamento também e, apesar de a conscientização ser maior, há ainda um temor muito grande em relação ao preconceito.

Campo Grande é a segunda Capital, depois de Curitiba, a lançar o programa de testes e diagnóstico, aproveitando o “Dezembro Vermelho”.

Para Sheila Zaleski, o principal desafio, no entanto, ainda é a conscientização da população, principalmente os mais jovens, sobre os riscos das infecções sexualmente transmissíveis e da necessidade da prática do sexo seguro. Daí a importância da campanha, que busca também mostrar às pessoas que a Aids não é mais uma sentença de morte, pois há tratamento capaz de controlar a ação do vírus HIV.

Durante totó o mês de dezembro a população poderá retirar kits de testagem no Pátio Central Shopping (rua Candido Mariano Rondon, 1.380) e os exames de confirmação no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, na rua Anhanduí, próximo ao Horto Florestal