24 de abril de 2024 - 21:10

Solenidade marca o lançamento de cinco cursos técnicos da Rede Estadual de Ensino na área da Saúde

A Secretaria de Estado de Educação (SED), na busca pelo fortalecimento da Educação Profissional do Estado, está ampliando a oferta de cursos técnicos nas escolas e centros de educação profissional da Rede Estadual de Ensino, visando à formação integral dos estudantes, considerando os conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos, possibilitando a inclusão e a superação da desigualdade social.

Para a oficialização desta expansão, a SED realizou, na noite desta quarta-feira (31), a solenidade de lançamento dos cursos técnicos da área da Saúde da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. No total, estão sendo oferecidas 1050 vagas para os cursos em Análises Clínicas, Agente Comunitário de Saúde, Enfermagem, Gerência de Saúde e Auxiliar de Saúde Bucal, atendendo, inicialmente, nove municípios do Estado: Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas.

IMG_7704Durante o evento, no Ondara Buffet, em Campo Grande, a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, falou sobre a reformulação da Base Nacional Comum Curricular, visando à união do ensino médio com o ensino técnico. “O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que vai ajudar os estados que quiserem fazer o ensino médio integrado integral, ou seja, nove horas diárias de aula com a base nacional mais um curso que o estudante escolher, para que ele saia com um diploma de técnico. É nossa meta, está no nosso compromisso ampliar a educação profissional de Mato Grosso do Sul”, destacou.

De acordo com o coordenador de Políticas para a Educação Profissional, Davi de Oliveira Santos, a SED acredita que, por meio da educação profissional é possível mudar vidas, transformar perspectivas e assim garantir o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Com esses cinco novos cursos, alcançamos um cardápio de 33 cursos distintos à população. Queremos garantir o desenvolvimento do Estado, uma formação de qualidade e a diminuição da desigualdade social da população”, afirmou.

IMG_7736O governador Reinaldo Azambuja explicou que o lançamento de 1050 vagas em cursos na área da saúde vai ao encontro dos anseios da população sul-mato-grossense. “Quando a gente eleva a formação de técnicos profissionais nessa área, é justamente numa lógica de atendimento às necessidades maiores da nossa população, que tem a saúde como prioridade. É importante nós nos fortalecemos, não só na área da saúde, mas também em outras áreas estratégicas para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, ressaltou.

Para o diretor da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, Paulo Antonio Castaldeli, estes cursos preparam os estudantes para o mercado de trabalho, mas também os incentivam a pensar na universidade. “O objetivo primeiro é fazer com que os alunos saiam preparados para buscarem emprego na área da saúde, mas também que se interessem pelos cursos de nível superior, como Enfermagem ou Medicina”, explicou. A escola, do Conjunto Coophatrabalho, Campo Grande, está ofertando o curso técnico em Gerência de Saúde.

IMG_7539O evento contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares; secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; secretário-adjunto de Estado de Educação, Josimário Derbli; presidente do Conselho Estadual de Educação, Eva Maria Katayama Negrisolli; diretor do Condec, Leandro Colombo; consultor pedagógico, Pedro Demo; e representantes das prefeituras e da área da saúde.

Emília Dorsa, da Assessoria de Comunicação da SED.