18 de abril de 2024 - 11:48

Sistema Estadual de Museus de MS divulga programação a 15ª Primavera dos Museus

Com programação extensa, a 15ª Primavera dos Museus acontece de 20 a 26 de setembro com ações conjuntas e com a participação de 13 instituições parceiras de Mato Grosso do Sul. A Primavera dos Museus é um evento idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), cuja organização e coordenação no Estado fica à cargo do Sistema Estadual de Museus de MS (SIEM/MS).

O Sistema é ligado à Fundação de Cultura de MS e agrega os diversos museus instalados no estado de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com estas instituições, buscando parcerias e prestando assessoria técnica nesta área. As instituições presentes no estado são ligadas ao setor público (federal, estadual e municipal), além de universidades e associações privadas.

Diante da pandemia do Covid 19, a 15ª edição da Primavera dos Museus propõe o tema – Museus: perdas e recomeços – para refletir a função dos museus neste momento. Como espaços de convergência da experiência humana, sejam elas experiências sociais, históricas ou artísticas, os museus proporcionam um reencontro com a história. Como repositórios de experiências e emoções podem ser, também, espaços individuais e coletivos de superação e de reinvenção.

“A temática deste ano reflete o momento atual para o setor museal, com tantas vidas perdidas e tantas histórias interrompidas prematuramente. Os museus, como espaços de salvaguarda da memória e da história da sociedade nos chamam para essa reflexão, do que perdemos neste período e de como faremos para retomar, para recomeçar neste novo normal”, explicou o coordenador do SIEM/MS Douglas Alves da Silva.

Participam da temporada de eventos da 15ª edição da Primavera dos Museus no Estado, o Sistema Estadual de Museus de MS/FCMS, a Rede de Educadores de Museus de MS, o Arquivo Público Estadual de MS, a Biblioteca Pública Dr. Isaías Paim, a Casa Dr. Gabi – Espaço de Memória, a Casa da Ciência e Cultura de Campo Grande, o Museu José Antônio Pereira (SECTUR/Prefeitura Municipal de Campo Grande), o Museu da Imagem e do Som – MIS/MS, Museu de Arqueologia – MuArq/UFMS, o Museu de Arte Contemporânea – MARCO, o Museu de Arte Urbana de Campo Grande/MS – MuAU, o Museu das Culturas Dom Bosco – MCDB/UCDB e o Museu Municipal de Maracaju – Domadora Anna Thereza de Lima Alves.

As ações acontecerão em formato híbrido em Campo Grande, Corumbá e Maracaju. Os eventos remotos serão transmitidos ao vivo pelas redes sociais (Facebook e Instagram) da Fundação de Cultura de MS e dos museus parceiros. Confira a programação completa aqui.

Gisele Colombo, Secic