plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 23:42

Sinal analógico será desligado no dia 31 de outubro; TVE Cultura já é digital

TVE Cultura providenciou em parceria com a Claro/Embratel migração para o sistema digital; sinal já está disponível na Capital, Terenos e na Grande Dourados. (Foto: Pedro Amaral)
TVE Cultura providenciou em parceria com a Claro/Embratel migração para o sistema digital; sinal já está disponível na Capital, Terenos e na Grande Dourados. (Foto: Pedro Amaral)

Telespectadores de Campo Grande e Terenos têm até 31 de outubro para providenciar suas antenas digitais para continuarem a ter acesso ao sinal aberto das emissoras de televisão. Isso porque a data é a definitiva para desligamento da rede analógica nessas cidades. A TVE Cultura se antecipou e, desde 14 de agosto, já transmite sua programação pelo sistema digital nessas cidades e também na Grande Dourados.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) havia agendado para 14 de agosto o desligamento do sinal digital em Campo Grande e Terenos, ao lado de outras cidades do país. Contudo, um dia antes, adiou a data para esses municípios e ainda para as capitais do Acre, Rio Branco, e de Roraima, Boa Vista, que não atingiram o percentual mínimo de residências com aparelhos de TV preparados para a nova tecnologia –na Capital, 89% das famílias têm televisores prontos ou receptores digitais para captar o sinal.

Apesar do adiamento, a TVE Cultura iniciou em agosto a transmissão pelo sistema digital. O sinal começou a ser enviado ao lado do analógico, permitindo assim que a população não ficasse sem acessar à programação da emissora, como destacou o diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), Bosco Martins.

“O marco regulatório da Anatel prevê o desligamento do sinal analógico nesta quarta-feira na região de Campo Grande. No entanto, a TVE Cultura se preparou para atender o cronograma inicial e conseguimos viabilizar transmissores e antenas necessários para realizar essa transição. E ainda tomamos cuidado para que o público não ficassem sem nossa programação caso ainda não tivesse o equipamento”, explicou Bosco.

A transição de sistemas se deu por meio de um acordo de cooperação com a Claro/Embratel que não teve custos para a Fertel –mantenedora da TVE Cultura e da Educativa FM 104.7. Antenas e transmissores foram instalados a tempo de cumprir os prazos do marco regulatório e, ainda, antecipar as metas para a Grande Dourados.

“Lá, teríamos até novembro para promover o desligamento do sinal analógico, mas conseguimos reunir esforços e, graças a um trabalho conjunto envolvendo parceiros e colaboradores, a região de Dourados também já conta com o sistema digital”, prosseguiu Bosco. “Com o sinal digital, a TVE Cultura pega bem em todo o lugar”, complementou, destacando o novo slogan da emissora.

Como assistir

Televisores preparados para o sistema digital ou que tenham o conversor poderão captar o sinal da TVE Cultura por meio do sistema de sintonia automática dos aparelhos. A emissora transmite nos canais 4.1 ou 4.01, de acordo com o modelo, ou no UHF 42 (frequência de 64.143 kHz). Em Dourados, a sintonia se dá pelo canal 13.1 ou 13.01.

O sinal digital é transmitido em HD, com resolução de 1.080 i (1.920 por 1.080 entrelaçados) e formato de tela 16:9, sendo recebida ainda por smartphones, centrais multimídias e GPSs habilitados no sistema 1seg.

Na parabólica, por enquanto, a TVE Cultura transmite o sinal por meio do satélite StarOne C3. Para sintonizar a emissora, o telespectador deverá buscar a posição 75º oeste e o transponder 3B (polarização vertical).

Para o sinal HD, deve-se ajustar o receptor à frequência 3.696,5 MHz, em modulação 8PSK, FEC 2/3 e taxa de símbolo 7.321,00 KSPS. O aparelho deve ter condições de receber os padrões de transmissão DVB-S2 e MPEG-4.

Já a recepção em SD é feita na frequência 3.832,38 MHz, modulação KPSK e FEC 3/4, com taxa de símbolo de 3.255,3 KSPS. O receptor precisam ser preparado para receber em DVB-S.

As parabólicas devem ter raio mínimo de 1,80 metro para a boa recepção do sinal da TVE Cultura.

Em breve, o sinal será migrado para o satélite StarOne C2, usado, por exemplo, por emissoras como a TV Globo e a EBC, com alcance de 24 milhões de lares no Mercosul. Assim que o novo sistema estiver disponível, serão informadas as configurações de sintonia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *