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25 de abril de 2024 - 05:25

Sidney Cohen: Concorrência: ameaça ou oportunidade?

Sidney Cohen é palestrante, diretor da Bit Partner Consultoria Empresarial – www.bitpartner.com.br e diretor do PME NEWS – Informativo eletrônico para Pequenas e Médias Empresas.

O que seria da empresa se ela não tivesse concorrência? A competitividade entre empresas está mais acentuada, e entender a concorrência de perto, poderá trazer benefícios para sua organização. A ameaça da concorrência pode se transformar em grande oportunidade. Neste contexto, dou algumas dicas sobre como a concorrência pode servir como fonte de inspiração.

  1. Fique atento aos pontos fracos de seu concorrente: se eles representam os seus pontos fortes, você tem grandes chances de surpreender o mercado.
  1. Faça o dever de casa: para entender o concorrente, não será preciso ir muito longe. Geralmente as empresas possuem um histórico informatizado de oportunidades ganhas e perdidas. Neste caso, será possível mapear as informações importantes como empresas vencedoras, preços praticados, dentre outros. Algumas elaboraram um ranking das empresas que participaram das oportunidades, com o objetivo de pontuarem os fatores que contribuíram para o sucesso e fracasso. Mensalmente o ranking deve ser monitorado com o objetivo de se chegar ao topo. Para isso será importante converter erros em acertos, de forma estratégica, transformando oportunidades em negócio fechado.
  1. Fontes externas: são muitas as fontes, destaco o site do concorrente, notícias, redes sociais (certifique-se antes da veracidade da informação) e principalmente o seu cliente. Estude o mercado, fique atento aos casos de benchmarking, modelos de procedimentos adotados por empresas que são referências, mesmo que não concorrentes, poderão ser adaptadas em sua empresa.
  1. Evite promessas: não caia na tentação de se praticar o “precinho” e “prazão”, muitas vezes estimulados pela concorrência. É preciso ter um fluxo de caixa estável para se praticar essas ações.
  1. Seu cliente merece atenção: conheça profundamente o seu cliente a ponto de atendê-lo 100%. Caso contrário, ele irá bater na porta do seu vizinho, seu concorrente.
  1. Cliente oculto: bastante aplicado para avaliar a qualidade, atendimento e processos da própria empresa, vem sendo aplicado também para entender melhor a concorrência. É comum em pequenas empresas o próprio dono ser cliente do seu concorrente para estudá-lo melhor.

O cliente é o seu desejo, o concorrente o seu rival. É preciso sempre buscar a superação, para surpreendê-los.

Sobre a PME News:

A PME News é uma publicação eletrônica mensal, com informações sobre marketing, gestão, comunicação, negócios e tecnologia, direcionada às Pequenas e Médias Empresas. A ideia da publicação, que já tem 3 anos, surgiu após anos de experiência atuando com empresários e microempreendedores. No informativo, você pode conhecer novidades do setor e tendências relacionadas as PMEs.

Sobre a Bit Partners:

A Bit Partner, já presente no mercado há 21 anos, surgiu com a ideia de prestar consultoria para pequenos e médios empresários que necessitam obter resultados. Baseada noplanejamento estratégico personalizado por resultado, a empresa proporciona uma nova visão do negócio para o empreendedor se tornando um parceiro. A Bit Partiner tem como diferencial fazer com que o cliente se adapte ao  modelo proposto pela empresa. Assim, é possível prestar o serviço com um cronograma adequado, otimizando tempo e dinheiro para o cliente.

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