25 de abril de 2024 - 22:48

Show da Terra: Assista Aurélio Miranda, um dos ícones da música regional de MS

Apresentação faz parte do projeto Cachê Solidário, idealizado para ajudar os artistas durante a pandemia e a exemplo de outros músicos,  cantores e compositores que passaram pelo Show da Terra, Aurélio Miranda pediu que as contribuições voluntárias sejam destinadas ao Asilo São João Bosco

Zé Trovão e Aurélio Miranda (Foto: Sandra Freitas)

Por Sandra Freitas

O público tem neste domingo uma apresentação genuína do repertório regional. O Show da Terra, que vai ao ar às 10h30 na TVE Cultura, traz o talento e a arte musical de Aurélio Miranda, autor que canta e encanta descrevendo a vida do campo em forma de poesia, com composições emblemáticas, como Nossa Senhora do Pantanal, o realce à figura da Mulher Pantaneira e a defesa da natureza quando aponta o indizivel: Fogo Humano. Com suas letras promove a filosofia, a abordagem sociológica e traduz em palavras um dos costumes que foram muito utilizados nestas pradarias: Estrada de Chão.

A carreira de Aurélio Miranda é marcada por sua forma brilhante de tocar viola e traz ao público recordações dos grandes festivais, nos quais sempre figurava nos primeiros lugares. Entre eles, o Festival Violeira Rose Abrão na Festa do Peão de Barretos, onde foi eleito o compositor e intérprete da melhor música de viola do país.

No ápice de sua carreira, naquela fase comemorando um aniversário tão significativo, Miranda explicou que precisou fazer uma pesquisa minuciosa em seu acervo de composições para escolher quais delas estariam com uma ‘nova roupagem’ no CD. “Não foi muito difícil, pois músicas como: Estrada de Chão e Fogo Humano, ganhadoras de festivais, são sempre pedidas nos shows. Por isso, não poderiam faltar no CD”, esclareceu.

Aurélio Miranda representou Mato Grosso do Sul em muitos eventos como: Feira da Providência (RJ), Festa do Candango (Brasília) e Festa de 10 anos do Programa do Faustão (TV Globo).

Como compositor possui mais de  muitas obras, gravadas por artistas regionais e nacionais como Zé Fortuna, Carlos César e Cristiano. A conclusão do CD “35 anos de viola” aconteceu graças ao Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul, de responsabilidade do Governo Estadual. À época disse: “Fico muito feliz, pois desta forma demonstram que acreditam no trabalho dos artistas da terra”, agradeceu.

Sobre Aurélio Miranda, o crítico cultural Alex Fraga ressalta que ele é um violeiro que merece mais respeito! E escreveu:

“Poucos sabem que a música sertaneja (a verdadeira) surgiu na década de 1910. Compositores urbanos e rurais começavam a mostrar trabalhos, ou seja, bem diferente do estilo que é mais divulgado entre os jovens e adolescentes de hoje (o tal sertanejo universitário). Em Mato Grosso do Sul ainda bem que alguns artistas ainda lutam para preservar este estilo tão amado por muitos brasileiros da verdadeira música de raiz”.

“Um desses é Aurélio Miranda, cantor e compositor premiado em vários festivais e que começou a ser conhecido justamente com canções vencedoras; “Estrada de Chão” é a mais famosa, no entanto há outras como “Espuma da Cerveja” e “Proibidos de Amar”. Apesar de ter nascido em Mato Grosso, no município de Poxoréu (sempre enaltece sua terra natal), o artista que reside há muito tempo em Campo Grande é muito respeitado por outros de estilos diferentes, mesmo dos que cantam MPB, samba ou rock”.

Para contratar shows de Aurélio Miranda, o telefone é (67) 99337-8718.

Para a sua contribuição ao Asilo São João Bosco

Agência:4211- 0

C/C::33 069-8

Titular::Gersino José dos Anjos

Contato (67) 99984-2106

Transmissão:
TVE Cultura – Canal 4.1 TV Aberta – Campo Grande;
TVE Cultura Canal 13.1 TV Aberta – Dourados;
TVE Cultura Canal 45.1 TV Aberta – Chapadão do Sul;
TVE Cultura Canal 15 – NET;

Assista – O programa Show da Terra, com apresentação do comunicador Zé Trovão e direção artística de Sandra Freitas, vai ao ar aos domingos às 10h30 com reapresentação às quartas-feiras às 16h na TVE Cultura MS.