plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

21 de abril de 2024 - 14:01

Servidores fazem exames e recebem orientações sobre prevenção e hábitos saudáveis

Campo Grande (MS) – Dentro das políticas de atenção à saúde e qualidade de vida aos servidores públicos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração e Desburocratização, está realizando a 2ª etapa do Programa “Viva Saúde”, em parceria com a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), que desenvolveu o projeto e coordena o circuito de orientações e exames biométricos que podem indicar alguma doença, esclarecendo e apontando  hábitos saudáveis.

Nessa sexta-feira os servidores participam dos procedimentos de saúde preventiva e dicas sobre atitudes que assegurem melhor qualidade de vida. O Governo apoia a parceria por avaliar que o servidor deve ter a atenção do Estado.

As ações do Governo incluem, alem de parcerias como essa, dentro da política de desenvolvimento de pessoas, qualificação, valorização e atenção à saúde. Os procedimentos serão realizados das 13h às 15h30 na sala de reuniões da SAD.

7z2a0948

De acordo com a Cassems, o programa foi idealizado com o objetivo de monitorar e atualizar avaliações de prevenção primária, proporcionar mecanismos para melhoria da qualidade de vida e reduzir fatores de risco que levam a doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no País. Desenvolvido há mais de cinco anos pela instituição, o programa consiste na triagem clínica e monitoramento físico, com profissionais de diversas áreas como: médico clínico geral, nutricionista, psicólogo, educador físico e fisioterapeuta.

No primeiro dia 44 servidores da SAD participaram do programa, que contou com uma educadora física e uma fisioterapeuta para realização da bioimpedância, que analisa a composição corporal, esclarecendo a quantidade de massa magra, quantidade de água corporal e a quantidade de gordura contida no corpo, assim oferecendo o valor correspondente ao índice de massa corpórea (IMC).

De acordo com a educadora física Thays Gonçalves, os procedimentos do programa Viva Saúde são preventivos. “Além da bioimpedância aferimos a pressão arterial, realizamos o teste de glicemia capilar para os diabéticos, e quando há necessidade realizamos a expedição de guia de exame, que avalia o perfil lipídico do paciente. Estamos aqui para ajudar o servidor a entender como estão as medidas, e às vezes se detectamos um quadro de hipertensão ou diabetes já encaminhamos para um profissional” finaliza.

7z2a0951

Para a coordenadora de promoção da saúde e valorização do Servidor, Giselda Giffone, a parceria visa incentivar e motivar o servidor a sair do sedentarismo optando por hábitos saudáveis. “O programa traz as orientações para dentro do ambiente de trabalho, além de ser uma excelente oportunidade para o servidor realizar a prevenção primária sem precisar ir até a Cassems. Desde a primeira fase do programa os servidores têm participado, e já é possível ver os resultados, pois muitos têm mudado hábitos diários com alimentação e com a prática de atividade física” pontua Giselda que também participou da triagem nessa manhã.

Viva Saúde

O Viva Saúde desenvolve ações de conscientização entre os servidores, alertando que a mudança de hábitos, associada a exames de rotina auxiliam na promoção da saúde, do bem estar e da qualidade de vida. A organização baseia-se na adoção das linhas de cuidado, responsáveis pela criação de vínculos entre o beneficiário e a equipe da Cassems, que acompanhará continuamente o paciente a fim de garantir a sua recuperação e mudança no estilo de vida.

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação/ SAD | Fotos: David Majella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *