Rádio e TV Educativa de MS

MPB, Rap e Sertanejo universitário estão na programação do Festival de Inverno de Bonito

O FIB será realizado de 27 a 30 de julho e fará parte das comemorações dos 40 anos de criação do Estado de Mato Grosso do Sul, trazendo muitas novidades nas suas atrações. Os investimentos desta edição somam R$ 1,4 milhão
0

O governador Reinaldo Azambuja anunciou que Ney Matogrosso será o grande nome da 18ª edição do Festival de Inverno de Bonito. O artista, natural de Bela Vista, foi escolhido por representar Mato Grosso do Sul, sendo um símbolo do Estado durante esses 40 anos de emancipação política.

Além do belavistense, o FIB 2017 também terá a dupla Jads e Jadson na abertura, incluindo pela primeira vez o gênero sertanejo em sua programação. A rapper, cantora e compositora Karol Conka, conhecida por suas canções que exaltam a força da mulher na sociedade e o músico e ator Gabriel Sater completam a programação do palco principal. Outra novidade será a presença da música eletrônica representada por Renato Tulux, agora com novo nome: Toulouse 84.

O lançamento do 18º FIB aconteceu nesta segunda-feira (26) no auditório da governadoria onde o governador divulgou a programação completa e outras informações referentes ao festival. “Queria agradecer Beth e Betinha, nossas homenageadas, é uma honra contar com as músicas de vocês, que representam o MS e também em poder homenagear a nossa querida professora Maria da Glória Sá Rosa, um ícone também da Cultura e da Educação de MS. Eu quero agradecer a todos os artistas representam o nosso MS e dizer da alegria de estar nas comemorações dos 40 anos do nosso Estado”.

No FIB 2017, o visitante vai poder acompanhar o processo de fabricação de artesanato indígena

O FIB será realizado de 27 a 30 de julho e fará parte das comemorações dos 40 anos de criação do Estado de Mato Grosso do Sul trazendo muitas novidades entre suas atrações. Os investimento desta edição somam R$ 1,4 milhão.

O secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery destacou a programação deste ano, como sendo a mais regional em 18 anos. “Em 2016 nós tivemos 83 atrações e em 2016 nós teremos 149, sendo 130 dela de Mato Grosso do Sul, representando a valorização da cultura local”.

Governador Reinaldo e prefeito de Bonito Odilson Soares (Foto: Pedro Amaral)

Ainda segundo o secretário, serão 27 oficinas, 20 atrações de arte cênicas e 16 atrações musicais, dividas em 17 horas diárias de programação, das 9h ás 2 horas.  Além dos shows principais, Marcelo Loureiro, Alzira e Tetê Espínola, Beth e Betinha, Dino Rocha. “Temos o desafio de construir uma política pública duradoura e sem dúvida que o Festival de Bonito representa todo esse pertencimento”.

O prefeito do município, Odilson Soares também destacou a representação cultural do Festival para o Estado. “O que me resta aqui é agradecer mais uma vez o emprenho do governador na realização de mais um Festival em Bonito, porque eu digo, não é o Festival de Bonito e sim de Mato Grosso do Sul, do povo sul-mato-grossense e é por isso que está acontecendo mais uma vez. Eu sei que é um empenho muito forte, porque numa época de crise que estamos passando, o governador teve coragem de enfrentar mais uma vez esse desafio”.

Dino Rocha também complementa a programação do Festival (Foto: Pedro Amaral)

Este ano a organização do FIB está comprometida com a inserção da comunidade Bonitense nos preparativos do festival, bem como em grande parte das oficinas e atividades durante o evento. Ocorrem ainda mostra gastronômica, intervenções artísticas e sessões itinerantes de cinema, além do uso do CMU (Centro de Múltiplo Uso) onde serão oferecidas atividades voltadas as crianças e adolescentes do município.

O festival também chegará ao distrito Águas de Miranda, ao Assentamento Guaicuru e ao Bairro Marambaia. Além do governo do Estado, a SECC (Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania), a Prefeitura de Bonito e suas secretarias estão envolvidas na realização do evento.

É só clicar  aqui e ver todas as atrações que vão rolar no 18º Festival de Inverno de Bonito. Um show de diversidade natural e cultural.

Com Helton Davis  – Portal da Educativa

Fotos: Pedro Henrique Amaral

Compartilhe:

Deixe sua resposta

Seu endereço de email não será publicado.