17 de maio de 2024 - 01:46

Segurança terá policiamento especial para fim de ano na fronteira com a Bolívia

A Polícia Militar montou um patrulhamento ostensivo e preventivo para o fim de ano em Corumbá e Ladário, colocando na rua todo o efetivo do 6º Batalhão – incluindo parte dos administrativos e o reforço de policiais enviado pelo Comando-Geral – para garantir mais segurança principalmente nas áreas comercial e bancária nas duas cidades fronteiriças.

O plano especial de combate à criminalidade no período foi apresentado pelo comandante do 6º Batalhão da PM, tenente-coronel César Freitas Duarte, em ato realizado na Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, com a presença de representantes de unidades militares do Departamento de German Bush, que integra as cidades bolivianas situadas na fronteira.

“Vamos garantir um fim de ano tranquilo, para que brasileiros e bolivianos possam fazer suas compras com total segurança e o comércio tenha um monitoramento diuturno ou enquanto estiver aberto”, disse o comandante do batalhão, acrescentando que as operações serão realizadas de forma conjunta até o dia 3 de janeiro, com a Guarda Municipal de Corumbá e Ladário as forças policiais da Bolívia.

Boas Festas 2016 (4)
Parte dos novos equipamentos recebidos pela PM de Corumbá

Conforme explanações do tenente-coronel Freitas, o policiamento especial atuará fortemente no quadrilátero comercial de Corumbá, formado pelas ruas 15 de Novembro, Cuiabá e Antônio Maria Coelho e a Avenida General Rondon, bem como na parte alta da cidade, com rondas a pé e motorizada e abordagens diuturnas. “Estamos mudando nossas estratégias em áreas pontuais, neste período, para garantir maior segurança comercial e à população”, explicou.

Além dos policiais que serão enviados pelo Comando-Geral da PM para reforçar o policiamento, o 6º Batalhão empregará armamentos, munições e equipamentos recebidos da secretaria estadual de Justiça e Segurança, dentre os quais fuzis calibre 5.5.6, coletes, escudos, granadas e capacetes. Estes materiais foram expostos durante a apresentação do plano de policiamento especial.

“São equipamentos que vem a suprir uma grande demanda da nossa unidade, permitindo, a curto prazo, um trabalho de segurança com resultados ainda melhores do que em 2016”, disse o comandante Freitas, ressaltando que as estatísticas apresentaram uma redução da criminalidade este ano na região. “As ações integradas com a guarda municipal e os comandos policiais da Bolívia tem surtido excelentes resultados”, pontuou.

Boas Festas 2016 (35)
Representantes da Polícia Nacional da Bolívia garantiram ações integradas na fronteira

As estatísticas policiais deste ano demonstram, por exemplo, que o número de roubos e furtos na região caiu de 226, em 2015, para 135 este ano. Em relação a roubo de motocicletas, houve 121 ocorrências em 2016, enquanto em 2015, foram 188. A incidência de roubo de veículos caiu: 46 registros em 2016 e 71 no ano passado. A apreensão de armas sem registros também foi menor: 95, em 2015, e 64, em 2016.

Participaram da apresentação do plano de policiamento especial o coronel Hugo Justiniano Anês, comandante da Polícia de Fronteira, o capitão-naval Javier Torrico Vaga, do 5º Distrito da Armada Naval, de Gérman Bush, e o coordenador regional do Governo do Estado Gérson Prata.

Sílvio Andrade – texto

Chico Ribeiro – fotos