24 de abril de 2024 - 17:11

Secretário Nacional de Trânsito vem a Campo Grande para assinatura de Pnatrans no próximo dia 14

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) recebe, no próximo dia 13, a visita do Secretário Nacional do Trânsito, Frederico Carneiro, para a assinatura do Termo de Compromisso que vai implementar o Pnatrans 2021 (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) no Estado, instituído por meio da Resolução Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nº 871 de 13 de setembro de 2021, com base na Lei 13.614, de 11 de janeiro de 2018.

A iniciativa é parte da estratégia para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos. O plano foi reforçado em setembro, quando foram incorporados conceitos de visão zero e sistemas seguros, abordagens que partem do princípio de que a responsabilidade por evitar mortes e feridos no trânsito é compartilhada entre quem utiliza, projeta, constrói e fiscaliza os veículos e as vias públicas.

Dividido em seis pilares, o Pnatrans prevê a gestão da política integrada do sistema viário, preza pela qualidade do pavimento das ruas, rodovias, reforça o item segurança veicular, com parâmetros mais seguros para itens como capacetes, airbags e dispositivos eletrônicos, por exemplo, e destaca a importância de campanhas educativas, além da normatização e fiscalização.

Além do Secretário Nacional, assinam o Termo o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Júnior, o secretário Estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Rezende, o superintendente do DNIT-MS (Departamento Nacional de Infraestrutura, Transporte e Trânsito), Euro Nunes Veranis Junior, a presidente do Cetran-MS (Conselho Estadual de Trânsito), Regina Maria Duarte, o comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Marcos Paulo Gimenez, o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito de Campo Grande), Janine de Lima Bruno e o superintendente da PRF-MS (Polícia Rodoviária Federal), Luiz Alexandre da Silva.

O evento será no dia 14 de dezembro no auditório Deville, a partir das 8h30, em Campo Grande.

Para o diretor-presidente do Detran-MS, esse encontro será um grande marco na construção de um trânsito mais seguro em Mato Grosso do Sul. “Sabemos do nosso papel nesta busca pela segurança viária em todos os sentidos. Mas sabemos também que esse não é um trabalho que se faz sozinho e é uma grande satisfação para nós todos podermos contar com a presença dessa autoridade que tanto nos representa nacionalmente. Desde o início, ainda a frente do então Denatran, que recentemente passou a se chamar Senatran, Frederico Carneiro tem se mostrado um grande aliado nessa busca e temos a honra de poder partilhar com ele a assinatura desse Termo de Compromisso, que envolve também as demais autoridades locais no assunto”, finalizou.

Vivianne Nunes