Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, ao lado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Edgar Júdice Teixeira e do sub-comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Ovelar, participou na manhã desta quinta-feira (17), da reunião de planejamento para o policiamento especial de fim de ano que será realizado em Campo Grande e no interior do Estado.
O objetivo desse reforço no policiamento nessa época do ano é levar à população local e aos visitantes uma maior sensação de segurança, principalmente no centro, onde há um aumento considerável de pessoas transitando e mais dinheiro em circulação por conta do incremento do 13° salário.
Nesse sentido, o secretário José Carlos Barbosa destacou que esse planejamento é muito importante para que não haja aumento nos casos como o de furtos de aparelhos de celulares, por exemplo, que somam 54% dos casos registrados nas delegacias. “Nosso objetivo é desenvolver um trabalho integrado com todas as forças de segurança, oferecendo à toda a população mais segurança e tranquilidade para realizarem suas compras de fim de ano”, disse.
O secretário destacou ainda que Mato Grosso do Sul hoje é o 3° Estado da União com o menor índice de criminalidade, que de acordo com ele, é fruto de um excelente trabalho desenvolvido pelas polícias. “Hoje a população pede a presença da polícia nos bairros, em frente aos comércios e nós estamos atendendo esses anseios, graças ao excelente trabalho que nossas polícias desenvolvem na manutenção da paz e da ordem em nossas cidades”, afirmou o secretário.
Ainda sobre o policiamento especial de fim de ano, o coronel Ovelar ressaltou que esse planejamento feito hoje será apresentado aos comerciantes no próximo dia 26, e tanto na Capital quanto no interior, haverá o reforço no número de policiais no efetivo diário nas ruas.
“Nossa maior preocupação é a quantidade de pessoas e dinheiro circulando em nossas cidades nesse período, mas a Polícia Militar aumentará o efetivo para garantir a segurança da população”, afirmou. O lançamento do policiamento especial de fim de ano será apresentado no próximo dia 03 de dezembro.
Leandro Ferreira, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública
Fotos: João Garrigó