27 de abril de 2024 - 01:06

Secretário confirma volta do sistema Sigo em MS durante Jornal do Rádio

Com a renovação do contrato, futuras atualizações oferecerão mais agilidade para a polícia

O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, confirmou a renovação do contrato para a utilização do Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo), que volta a funcionar ainda hoje. A informação foi dada ao vivo durante o Jornal do Rádio desta sexta (23), que também levou ao ouvinte as principais notícias da manhã e os destaques para o fim de semana.

“É um sistema muito importante para a estrutura do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, e também para o público externo, como a imprensa, que o utiliza para produzir boletins que informam a população”, pontuou Barbosa em entrevista a Lívia Machado e Anderson Barão. Como novidade do novo contrato, atualizações a partir da semana que vem darão mais agilidade e celeridade para a atuação das polícias e também da Justiça.

O Sigo é um sistema que permite unificar, organizar, padronizar, agilizar ações e procedimentos, proporcionando identificação instantânea de áreas, setores, bairros, datas e horários críticos com significativa redução do tempo de ação e dos custos.

O secretário também destacou o recebimento de novos equipamentos para revista nos presídios. Serão 11 aparelhos de raio-x, 24 portais detectores de metais e mais 16 detectores manuais, que foram utilizados durante os jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro e que chegam a MS após articulação da Governo do Estado, por meio da Sejusp, com a União.

“Com mais equipamentos nos presídios, vamos evitar irregularidades e talvez um dos pontos mais importantes, acabar com as revistas vexatórias. Humanização em relação ao cumprimento da pena e no trato aos familiares”, finalizou José Carlos Barbosa.

Dia do farmacêutico

Em comemoração ao dia municipal, estadual e internacional do farmacêutico, o Conselho Regional de Farmácia (CRF/MS) promoverá blitz de saúde no cruzamento entre a rua 14 de Julho e a avenida Afonso Pena, no próximo sábado (24), entre 8h e 11h.

“Ofereceremos atendimento grátis para aferimento de pressão, teste de diabetes e quem comparecer poderá ser encaminhado para o consultório farmacêutico, que ajudará a compreender possíveis sintomas”, afirmou Kelle Slavec, presidente do CRF/MS.

Além desses serviços oferecidos à população, ocorrerá uma mobilização de prevenção ao mosquito aedes aegypt. Com a proximidade da primavera, dá-se início ao período de proliferação do mosquito e da disseminação de doenças como a dengue e a zika.

“Ser uma grande ação, que é gratuita e voltada para a população. Prestigiar o momento de comemoração do farmacêutico, profissional que se colocará também a serviço dos cidadãos. Será um prazer atender a população de Campo Grande”, convida Slavec.

Esporte no fim de semana

Daniele Amado, instrutora de esporte e lazer do Sest/Senat falou durante o Jornal do Rádio sobre a 3ª edição do Circuito de Caminhada e Corrida de Rua. Duas mil pessoas estão inscritas no evento que vai acontecer neste sábado (23), que começará no estacionamento da Assembleia Legislativa de MS.

Serão duas modalidades de corrida (cinco e dez quilômetros) e uma de caminhada (dois quilômetros). O público-alvo do evento é o trabalhador do transporte, mas está aberto à comunidade em geral. “As inscrições para a corrida e a caminhada já estão encerradas, mas outras atividades estarão à disposição da população. Serviços de saúde, massagem, área kids, aulas de dança… eventos para a família campo-grandense”, explicou Amado.

Durante a conversa, Lívia Machado lembrou que, na Capital, as corridas estão em evidência. Daniela lembrou que, a preços mais acessíveis, o Sest/Senat também oferece práticas esportivas para toda a população.

Para o evento deste domingo, kits estão sendo distribuídos para os participantes e devem ser retirados pelos inscritos até amanhã (24), às 17h, na sede da organização, que fica na rua Raul Pires Barbosa, 1784, bairro Chácara Cachoeira, próximo ao Proncor.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no 3348-3700.

Foto capa: Joao Garrigó, Sejusp