plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 07:20

Sala de Jazz destaca músicos virtuosos do estilo

Sala de Jazz destaca os virtuosos do estilo. (foto: reprodução)

Sala de Jazz com Clayton Sales deste sábado (03/04) destaca a partir das 20h três geniais e saudosos músicos virtuosos do Jazz: o saxofonista Dexter Gordon, o pianista McCoy Tyner e o vibrafonista Milt Jackson. O programa vai ao ar logo após o Blues & Derivados na programação de sábado na Educativa 104.7 FM.

Dexter Gordon nasceu em 27 de fevereiro de 1923 em Los Angeles, nos Estados Unidos. Gordon foi um grande saxofonista e um dos pioneiros do Bebop. Entre 1940 e 1980 tocou com grandes nomes do Jazz, tais como Lionel Hampton, Tadd Dameron, Charles Mingus, Louis Armstrong e Billy Eckstine.

Além da música, Dexter Gordon aparecia também nos cinemas atuando e compondo trilhas. Seu papel mais famoso foi em 1986 no filme “Round Midnight” onde atuou como um músico de Jazz, trabalho que rendeu indicação para o Óscar de Melhor Ator. Dexter Gordon faleceu em 1990, aos 67 anos.

Albert McCoy Tyner nasceu na Filadélfia,  nos Estados Unidos, em 11 de dezembro de 1938. McCoy Tyner foi um grande pianista e compositor de Jazz. Filho de uma pianista, McCoy teve formação musical na “West Philadelphia Music School” e na “Granoff School of Music”, ambas na Filadélfia.

Entre 1960 e 1965, McCoy tocou com John Coltrane e gravou com vários outros grupos, a destacar o quarteto composto por ele no piano, John Coltrane no saxofone, Jimmy Garrison no baixo e Elvin Jones na bateria, uma das mais famosas formações na história do Jazz. Ao longo da carreira, McCoy Tyner tocou com grandes nomes como Freddie Hubbard, Lee Morgan, Stanley Turrentine, Grant Green, Hank Mobley, Donald Byrd, Joe Henderson e Wayne Shorter. McCoy Tyner faleceu em 2020, aos 81 anos.

Milt “Bags” Jackson nasceu em Detroit, nos Estados Unidos, em 1 de janeiro de 1923. Jackson foi o principal vibrafonista do Jazz pós-swing. Começou tocando violão e piano, antes de se decidir pelo vibrafone na adolescência. Em 1945, fazendo parte de um grupo de Detroit, encontrou-se com Dizzy Gillespie pela primeira vez. Depois foi chamado por Dizzy para seu sexteto em Nova Iorque, e também para a sua big band. Mil Jackson faleceu em 1999, aos 76 anos.

Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa Sala de Jazz vai na madrugada de sábado para domingo, a partir da 00h na Educativa 104.7 FM. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”). Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *