plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 01:04

Sala de Jazz destaca a lendária voz do Jazz, Billie Holiday

Billie Holiday, a Lady Day, em destaque no Sala de Jazz. (foto: reprodução)

Sala de Jazz com Clayton Sales deste sábado (27/03) na Educativa 104.7 FM destaca a partir das 20h a vida e arte da lenda do Jazz, Billie Holiday. O programa vai ao ar logo após o Blues & Derivados na programação de sábado.

Eleanora Fagan Gough, mais conhecida pelos fãs como Billie Holiday ou Lady Day, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos, em 7 de abril de 1915. A cantora e compositora Billie Holiday é considerada pelos críticos uma das maiores e melhores cantoras de Jazz da história ao lado de grandes nomes como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Dinah Washington.

Billie Holiday não teve vida fácil. Filha de pais adolescentes, Eleanora logo viu o pai abandonar a mãe para seguir viagem como guitarrista em uma banda de Jazz. A mãe tinha que deixar a jovem Eleanora com familiares e amigos para poder trabalhar e isso acarretou em uma fase repleta de humilhações e abusos. Uma vida difícil levou a jovem a ter que se prostituir para poder sustentar a si e a mãe.

A vida como cantora começou na década de 1930 quando Eleanora adotou o nome de Billie e começou a cantar na noite, apesar de não ter nenhum estudo ou experiência musical. O começo não foi nada fácil e só depois de três anos cantando na noite que Billie Holiday foi notada pelo crítico musical John Hammond que ficou impressionado pelo tom de sua voz. Ele a apresentou para Benny Goodman e sua big band e em 1933 eles gravaram o primeiro disco da carreira de Billie Holiday.

O sucesso levou Billie Holiday a poder se dedicar exclusivamente à música e levar uma vida melhor mas a depressão sempre acompanhou a artista que ainda casou em três ocasiões e nas três sofreu com maus-tratos e agressões, o que levou a se divorciar dos três. O sucesso veio em paralelo às tentativas de suicídio e o vício em heroína que chegou a levar Billie à prisão. As crises depressivas e a dependência ainda acompanharam um aborto e várias tentativas frustradas de engravidar.

Entre o começo em 1933 e a publicação da autobiografia “Lady sings the Blues” em 1956, Billie Holiday cantou com as maiores big bands de Jazz da época tendo se apresentado com as bandas de Artie Shaw e Count Basie e as orquestras de Duke Ellington, Teddy Wilson e Louis Armstrong. O apelido Lady Day veio de Lester Young com quem gravou cerca de 50 canções em quatro anos. Billie Holiday faleceria em 17 de julho de 1959, aos 44 anos, deixando um legado inestimável ao Jazz e uma legião de fãs.

Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa Sala de Jazz vai na madrugada de sábado para domingo, a partir da 00h na Educativa 104.7 FM. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”). Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *