plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

21 de abril de 2024 - 13:28

Saiba como proceder em casos de engasgos em crianças e adultos

A asfixia é a dificuldade ou interrupção da respiração que leva à falta de oxigênio no organismo. E uma das causas são os engasgos, que, apesar de ocorrerem em 94% dos casos em crianças, também podem vitimar adultos.

Casos por engasgo geralmente ocorrem quando qualquer objeto restrinja a passagem de ar na boca. O maior risco está na possibilidade do objeto ser aspirado para o pulmão.

Quando a aspiração do corpo estranho é parcial, tanto adultos quanto crianças podem tossir e esboçar sons. Nessa situação, o melhor procedimento é a não intervenção no ambiente doméstico e encaminhamento a um serviço de saúde para tratamento definitivo.

Mas quando a aspiração do objeto é total e a vítima não consegue esboçar qualquer som, além de apresentar outros sinais, como falta de ar e lábios arroxeados, deve-se proceder da seguinte maneira:

  • Maiores de um ano: manobra de Heimlich, que consiste em compressões abaixo das costelas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás até que o corpo estranho seja deslocado da via aérea para a boca e expelido.
  • Menores de um ano: 5 batidas com a mão na região das costas, a criança com a cabeça virada para baixo, seguida de 5 compressões na frente até que o corpo estranho seja expelido ou a criança volte a responder e reagir.

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros que pode ser feita por qualquer pessoa treinada, independentemente de ser ou não um profissional de saúde. Pais e cuidadores devem ter conhecimento para executá-la corretamente.

Saia mais sobre como proceder em caso de engasgos na reportagem de Nádia Nicolau ao Jornal da Educativa:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *