plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 23:28

Respeito à diversidade é a tônica do 18º Festival de Inverno de Bonito

Reunir identidades para promover a cultura e a cidadania em meio à diversidade de representações dos movimentos sociais atuantes em Mato Grosso do Sul. Este foi um dos desafios da produção do 18º Festival de Inverno de Bonito, que se materializou nas tendas da cidadania e da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. Jovens, mulheres, negros, indígenas e a comunidade LGBT. Nesta edição tiveram seu espaço de diálogo garantido por seminários, rodas de conversa e oficinas, na busca de soluções de políticas públicas que os empoderem em suas ações no exercício democrático.

Fotos André Pelegrini

Foi isso que o Secretário de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, destacou durante a solenidade de abertura do Seminário de Cultura, Turismo e Cidadania, na manhã de hoje (28). “Neste governo nós estamos fazendo a inclusão institucional no campo dos direitos humanos, democracia e paz. Tudo isso para promover o enfrentamento da intolerância e violência. Essa é a cultura cidadã que desejamos”, destacou. O Governador Reinaldo Azambuja reiterou: “Estamos levando esta discussão a todas as esferas da sociedade de nosso estado, fortalecendo esta nova estrutura governamental. Nosso desejo é construir políticas que respeitem as diferenças”. E a representação da diversidade identitária está presente no evento por meio das ações e parcerias das subsecretarias no evento.

Uma das iniciativas que a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude (SubJuv) realizou na manhã desta sexta-feira (28), por exemplo, na Tenda da Cidadania, foi um encontro para explicar o funcionamento da Lei Rouanet. A intenção foi estimular a população jovem a buscar recursos para a realização de seus projetos artístico-culturais. Quem conduziu a ação foi a gestora de projetos incentivados, Yasmin Rufino, de Belo Horizonte-MG. O colóquio ainda acontecerá até domingo.

Fotos André Pelegrini

Neste ano, a tenda cultural da Subjuv no Festival de Inverno de Bonito também traz uma mostra da produção artística elaborada por jovens representantes da cultura afro, cigana e indígena. Os produtos estão abertos à comercialização. O intuito é apresentar aos visitantes os conteúdos culturais de modo a eliminar o preconceito de boa parte da sociedade sobre estas culturas.

A subsecretaria idealizou também o espaço Office no qual os visitantes recebem informações sobre as políticas públicas para a juventude de âmbito estadual e federal e têm a oportunidade de esclarecer dúvidas e procedimentos para a implantação de órgãos e conselhos de juventude.

Já o espaço LGBT está realizando testes de HIV por meio do fluido oral. O local conta com a presença de Drag Queens que estão interagindo diretamente com o público, como uma forma superar preconceitos. “As pessoas estão elogiando o Estado por trazer a temática LGBT para o festival”, contou o subsecretário Frank Rossate.

Dando prosseguimento ao Seminário de Cultura, Turismo e Cidadania na tarde de hoje, a subsecretaria promoveu o debate “Direitos Humanos, Cultura, Cidadania e Diversidade em 40 anos de Lutas e Vitórias pelas Políticas Públicas LGBT em Mato Grosso do Sul. A temática foi Direitos LGBTs, Cultura, Gênero, Sexualidade e Orientação Sexual.

Fonte: Fundação de Cultura de MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *