23 de abril de 2024 - 11:53

Apresentações de escolas e ONGs emocionam no Festival de Inverno de Bonito

A Fundesport também montou estrutura para recreação durante o FIB

Durante o segundo dia da 18ª edição do Festival de Inverno de Bonito, o CMU (Centro de Múltiplo Uso) virou palco para uma diversidade de apresentações, que em sua essência, homenagearam os 40 anos de Mato Grosso do Sul, tendo como protagonistas, as crianças e adolescentes das escolas públicas e organizações não governamentais de Bonito.

O palhaço Palito (Pietro Lara) abriu o show e descontraiu o público antes das apresentações locais. O governador Reinaldo Azambuja, acompanhado dos secretários de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery e de Educação, Maria Cecilia da Motta, da primeira dama Fátima Azambuja e do prefeito de Bonito, Odilson Soares e sua esposa Ilza Gomes, visitou o local e acabou entrando na brincadeira.

Na sequencia, a Escola Municipal João Alves de Arruda deu início a um espetáculo de regionalidade e cultura. Os alunos sapatearam ao som de Catira com as irmãs Galvão. Já a apresentação dos alunos da E.E Bonifácio Camargo Gomes emocionou o público com a encenação da dança o Pantaneiro.

A E.M, Manoel Inácio de Farias revelou o talento dos alunos do 1º ao 5º ano com o coral Meu Mato Grosso do Sul e a E.E Luiz da Costa Falcão trouxe para o palco o tradicional Chamamé com a apresentação da dança Terra Queria.

O Instituto Família Legal expos um pouco do trabalho realizado na ONG, com uma apresentação que mistura artes circenses e dança, encerrando as atividades do período matutino.

Na parte da tarde, a Escola Especializada Caminho da Esperança (Pestalozzi) reviveu o clássico ‘Trem do Pantanal’ de Geraldo Roca e Paulo Simões, cantado por Almir Sater. Na sequencia as crianças da Centro de Educação Infantil Laura Vicuña encheram o palco de alegria com a apresentação da Dança da Saia.

Fernanda Rodrigues, de apenas 10 anos, representou a E.M João Alves da Nobrega com a releitura da música Meu Mato Grosso do Sul no clarinete. A Catira dos Pássaros deu sequencia as apresentações, com a dança da E.M Prof. Izaura Pinto Guimarães.

A E.M Durvalina Dorneles Teixeira (Polo) emocionou com a apresentação da música Coração de Estudante, de Milton Nascimento. Além da coreografia suave, porém expressiva, uma das alunas levantou a bandeira de Mato Grosso do Sul, homenageando o aniversário do Estado.

Por fim, a E.M Vitalina Vargas Machado agitou a criançada com a dança folclórica gaucha, Maçarico e Caranguejo e o BCG encerro a participação do município com a apresentação ‘Tributo ao Sol’. O poeta Emannnuel Marinho foi o responsável por encerrar as atividades do segundo dia do evento no CMU.

A secretária Municipal de Educação e Cultura destacou a participação das escolas, alegando a importância da inclusão comunidade em eventos que devem ser do povo. “É gratificante ver o envolvimento dos pais, alunos, professores, diretores, coordenadores, todos imbuídos. Abraçaram o convite, se preparam e hoje nós temos o resultado de tudo isso aqui. Uma participação assídua, que de repente é uma sementinha plantada e com certeza ela dará bons frutos”.

O secretario de Esportes, Vidaneis Candido da Silva também reforçou a utilização do espaço, que significa uma conquista para a sociedade. “O Centro de Múltiplo Uso é uma descoberta da população de Bonito. Estamos aqui com a Secretaria de Esportes em parceria com a Educação, com a Saúde, e o espaço é para todos. E hoje essa ação, tudo está maravilhoso. Foi emocionante ver a Pestalozze fazendo sua apresentação e todas as escolas municipais e estaduais participando do Festival nosso, de Bonito”.

Veja alguns vídeos desta sexta-feira (28) no CMU: