plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 05:55

Representantes do Projeto Rondon detalham na Fertel ações em 12 municípios de MS

Representantes do Projeto Rondon vieram à Fertel explicar detalhes da Operação Pantanal. (Foto: Humberto Marques)
Representantes do Projeto Rondon vieram à Fertel explicar detalhes da Operação Pantanal. (Foto: Humberto Marques)

Desde sexta-feira (6), Mato Grosso do Sul recebe a Operação Pantanal, comandada pelo Projeto Rondon e que visa a levar a 12 municípios de Mato Grosso do Sul ações de orientação à população em diferentes áreas de conhecimento.

Um total de 252 rondonistas, entre professores e estudantes de 25 instituições de ensino superior do país, participam da ação, conforme explicaram ao Portal da Educativa Lediane Queiroz, coordenadora de Comunicação Social do Projeto Rondon (do Ministério da Defesa) e a professora Daniella Cristina Rebello, professora e coordenadora de Comunicação Social do Conjunto C da ação, durante visita à Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa de Mato Grosso do Sul) nesta segunda (9).

O “conjunto” em questão é um dos três agrupamentos de ações nos quais os participantes do Projeto Rondon foram desenvolvidos –no A, estão ações como saúde e assistência social, e o B abrange tecnologia, turismo e educação. “São oferecidas oficinas de capacitação com foco nos agentes multiplicadores. Não damos o peixe, e sim ensinamos as pessoas a pescar”, afirmou Lediane. Os alunos atuam como agentes multiplicadores, oferecendo treinamentos a serem replicados para outros setores da sociedade.

“O atendimento é previsto a partir do que cada cidade participante apresenta, mas o atendimento recebido é de todos (os grupos)”, reforçou Daniella, professora da Univali (Universidade do Vale do Itajaí, que coordena a comunicação). Já os estudantes são de instituições parcerias da ação –de Mato Grosso do Sul, participam a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Atividades

Os municípios são escolhidos a partir de fatores como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e proximidade das unidades do Exército. Toda a ação no Estado é realizada com o apoio do 20º RCB (Regimento de Cavalaria Blindada), que funciona como Centro Regional e coordenação das ações.

Enquanto os municípios recebem ações que vão ao encontro de demandas importantes encontradas em cada localidade, os participantes do Projeto Rondon recebem certificados de participação, bem como levam consigo experiência acumulada na atuação. Entre as atividades conduzidas estão palestras sobre direitos do cidadão, mulheres e crianças e adolescentes, gincanas culturais, oficinas sobre construção de banheiros ecológicos, educação ambiental e descarte de óleo de cozinha, entre outras focadas na melhoria da qualidade de vida das localidades.

Cidades e parceiros

As ações serão realizadas até 21 de julho em Mato Grosso do Sul –no dia seguinte, está prevista a partida dos estudantes de volta a seus Estados de origem– nos municípios de Bandeirantes, Bodoquena, Corguinho, Corumbá e Ladário, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Miranda, Nioaque, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo e Terenos.

Além da Uems, UFGD e Univali, participam da ação no Estado representantes da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), IFPR (Instituto Federal do Paraná, campus de Palmas), UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rey-MG), PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Centro Brasileiro de Educação e Cultura, UFCSPA (Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Toledo), Instituto de Desenvolvimento de Educação do Alto Uruguai, Unesp (Universidade Estadual Paulista), UCS (Universidade de Caxias do Sul), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Centro Universitário La Salle, Unilus (Centro Universitário Lusíada) FAE Centro Universitário, Ufes (Universidade do Espírito Santo), UPF (Universidade de Passo Fundo), Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto), IGC-USP (Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo), Univas (Universidade do Vale do Sapucaí) e Unicruz (Universidade de Cruz Alta).

O Projeto Rondon existiu entre 1967 e 1988, tendo as ações encerradas no ano seguinte e sendo retomado em 2005. Desde então, duas operações já foram realizadas no Estado –a Arara Azul (2011, em Bodoquena, Miranda, Corumbá e Ladário) e a Operação Especial Rio Paraguai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *