Reeducandos em cumprimento de pena nos regimes semiaberto e aberto estão atuando nas obras de revitalização e transformação da Cidade do Natal, em Campo Grande. Pelas mãos dos internos nascerá um complexo multiuso gastronômico e cultural. Enquanto trabalham, eles também encontram a oportunidade de construírem uma nova história e não reincidirem no mundo do crime.
A iniciativa integra convênio para contratação de mão de obra prisional entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a empresa 1A Serviços de Obras Civis e Terceirização de Pessoal, responsável pela execução dos serviços.
No total, 20 internos trabalham no local e estão sendo capacitados para atuarem também no sistema construtivo Light Steel Frame, uma moderna técnica da área, à base de aço galvanizado, capaz de substituir as tradicionais construções de concreto, blocos e tijolos.
Mato Grosso do Sul possui 36% da massa carcerária trabalhando, índice que representa quase o dobro da média nacional, que é de 19,5%.
Conheça mais sobre esse projeto e o trabalho dos reeducandos na reportagem de Katiúscia Fernandes ao MS no Rádio:
Empresas e instituições interessadas em firmar convênio de ocupação da mão de obra carcerária com a Agepen podem entrar em contato com a Divisão do Trabalho pelo telefone (67) 3901-1046 ou e-mail: trabalho@agepen.ms.gov.br.
Cartilha disponível no site da Agepen explica o passo a passo dos convênios e todos os benefícios e responsabilidades dos parceiros contratantes.