26 de julho de 2024 - 22:59

Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul tem 14.798 professores e 255 mil alunos

Comemorado nesta quinta-feira (15), o Dia do Professor homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento de crianças e adultos. Umas das profissões mais importantes da sociedade, a de professor, é reconhecida no Brasil nesta data.

“Ser professor é um dom, tem que se envolver e se entregar. Parece uma profissão desgastante e cansativa. Mas quando se está envolvido, tudo é gratificante”, diz a professora de matemática Terezinha Inajussa Santos, de 33 anos.

Com 11 anos de carreira, nove deles atuando na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, Terezinha já deu aulas em escolas indígena, rural e urbanas de Aquidauana – cidade distante a 131 quilômetros de Campo Grande.

Conforme artigo do professor mestre Rodolfo Alves Pena, publicado no site Brasil Escola, o Dia Nacional do Professor surgiu quando o imperador D. Pedro I instituiu um decreto criando o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a invenção das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do País.

Para ser professor no Brasil é necessário ser formado em curso superior na área de ensino – em Pedagogia ou em algum curso na modalidade de licenciatura. Além disso, qualquer pessoa que tenha formação complementar, como pós-graduação, mestrado, doutorado e assim por diante pode ministrar aulas em universidades.

Em Mato Grosso do Sul, 14.798 professores atuam na Rede Estadual de Ensino nas mais diversas áreas. Eles dão aulas para 255 mil alunos divididos em 365 escolas da rede nos 79 municípios do Estado. Os dados são da Secretaria Estadual de Educação (SED).

Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo de Mato Grosso do Sul.
Foto: Emília Dorsa, da Assessoria de Comunicação da SED.