A Receita Federal definiu prazo e regras para o ITR 2021. A declaração deve ser enviada pela internet no período de 16 de agosto a 30 de setembro por donos de imóveis rurais. Devem declarar o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural as pessoas e empresas que são proprietárias de imóveis rurais. A base de cálculo é o VTN (Valor da Terra Nua), definido pelos municípios e enviado para a Receita Federal.
O contribuinte deve elaborar a declaração no computador, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal e transmiti-la pela Internet. O prazo para a entrega inicia em 16 de agosto e termina em 30 de setembro de 2021. Caso o cidadão não transmita a DITR nesse período, pagará multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.
Se, após a apresentação da declaração, o contribuinte perceber erros ou falta de informações, poderá enviar uma declaração retificadora com as correções necessárias.
Confira as informaç.ões com a repórter Maristela Cantadori
- Em 2020 foram entregues 5,8 milhões de declarações de ITR. Para este ano, a expectativa é de que 5,9 milhões de documentos sejam recebidos pela Receita Federal.