O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, que mobilizará mais de 22 mil supervisores censitários até 12 de julho. Trata-se do marco de início da operação do Censo 2022. No entanto, ainda não serão feitas entrevistas e os dados serão colhidos apenas por meio de observação.
A Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios é considerada fundamental porque todos os mais de 326 mil setores censitários, distribuídos pelos 5.570 municípios brasileiros, são visitados.
Serão obtidas informações da infraestrutura urbana consideradas relevantes para a administração pública. Além disso, os dados acumulados permitirão atualizar mapas e identificar vias, o que contribuirá posteriormente para o trabalho dos recenseadores.
As informações poderão oferecer um quadro atual de questões urbanísticas e ambientais das cidades, permitindo comparações.
Entenda como funciona a pesquisa e como oferece informações importantes para formulação de políticas públicas na reportagem de Daniela Nahas ao MS no Rádio: