3 de maio de 2024 - 12:51

Rádio Livre aborda os 40 anos da Rede Educativa MS

O conjunto multimidiático que reúne a TV Educativa (canais 4.1 e 4.2), a FM 104,7 e o Portal da Educativa. Neste ano, TV e a Rádio comemoram, respectivamente, 40 e 30 anos de existência. Durante este tempo, foram várias as conquistas, desafios e realizações e hoje o maior orgulho é uma grade com dez programas exclusivos pela TV e 28 pela rádio.

Nesta segunda-feira (11.03) o programa Rádio Livre, da Rádio E 104.7, com participação especial do diretor da FM Educativa 104, Jonas de Paula, recebeu o Engenheiro Civil responsável pela construção da Rede Educativa MS,  Helianey Paulo da Silva.

“A torre de alvenaria já esteve entre as mais altas do mundo, fez parte do Guinness Book, mas hoje esse porte de 116 metros é a maior da América Latina. Na época da construção, o então governador Pedro Pedrossian, a ideia era fazer algo que marcasse, algo dentro do Parque dos Poderes, uma obra belíssima que fosse um marco, se observar cada anel dessa torre tem um tipo de desenho, tem lugar que é quadrado, em outro é losango, é um projeto diferenciado, a mão de obra para execução veio do Uruguai”.

Confira a entrevista:

REDE EDUCATIVA MS PRA TODO MUNDO VER E OUVIR

A TV Pública de Mato Grosso do Sul começa a sua história em 1984, que foi inaugurada como uma emissora repetidora, ou seja, apenas transmitia os programas produzidos no Rio de Janeiro e São Paulo. Cinco anos mais tarde, passa a criar seus próprios programas, ainda na antiga sede que ficava no bairro Villas Boas. Foram produzidos musicais e programas de entrevistas, feitos em estúdio, com temas segmentados como educação, saúde e esporte, entre eles o Oficina, TV Memória, Casarão da Fazenda e 30 minutos com Mariza Machado. Nessa época, a emissora era vinculada a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Em 1994, a Empresa de Rádio e Televisão Educativa do Estado ganha uma nova sede no Parque dos Poderes. O prédio se transformou num cartão postal de Campo Grande. Aproveitando a estrutura de um Ginásio de Esportes, o arquiteto pernambucano Roberto Montezuma misturou diversos materiais dando um ar contemporâneo à sua obra. Com destaque para a torre com 116 metros de altura, considerada a mais alta torre de alvenaria da América Latina. A emissora ganha também uma nova estrutura jurídica com a criação da ERTEL- Empresa de Rádio e Televisão Educativa de Mato Grosso do Sul. Começa a produção do Jornal da TVE, com entrevistas ao vivo e matérias mais longas e explicativas, contando com a participação do telespectador.

Em 2000, se transforma em Fundação Estadual Luís Chagas de Rádio e Televisão Educativa, deixando de ser uma empresa de direito privado, constituindo-se numa Fundação dotada de personalidade jurídica de direito público. Três anos depois muda seu nome para TVE Regional. Em 2008 integra o grupo da Empresa Brasil de Comunicação e passa a se chamar TV Brasil Pantanal. Em 2014 volta a se chamar TV Educativa. Independente do nome, a emissora sempre priorizou na sua programação conteúdos educativos e culturais, sem objetivo comercial. Produziu nesses 30 anos programas que marcaram época, ajudaram na divulgação e valorização da cultura regional, além de contribuir na formação da identidade sul-mato-grossense.

Rádio Livre com a jornalista Vivianne Nunes e Bernardo Quartin, de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h ao vivo, pela Rede E – FM 104,7 e pelas redes sociais: YouTube e Facebook. ➡️ Portal da Educativa no seu www.portaldaeducativa.ms.gov.br. Participe por meio do WhatsApp (67) 99333-1047.

Fotos: Rogério Medeiros