30 de abril de 2024 - 02:48

Rádio Educativa UFMS aposta em programação com música brasileira e regional para conquistar ouvintes

Na manhã desta segunda (21.06) foi inaugurada a FM Educativa UFMS 99.9. A solenidade que marcou a abertura da rádio aconteceu no campus da universidade em Campo Grande (MS) e reuniu várias autoridades, artistas, equipe da rádio e convidados. O objetivo da nova rádio é ter uma programação exclusivamente com música brasileira e regional sul-mato-grossense, além de programas diários de jornalismo e produções experimentais, sempre com a colaboração dos acadêmicos da UFMS.

IMG_6072

“Hoje vivemos um momento histórico com a inauguração desta rádio. Foram oito anos de muita luta e paciência. Hoje existem 9.970 emissoras de rádio no país e destas apenas 543 são educativas. Representam apenas 5% do total. Agora com muita alegria entregamos a Educativa UFMS com todos os equipamentos e em pleno funcionamento para toda a comunidade. A rádio vai funcionar 24h com o foco na música brasileira e regional. A produção do conteúdo vai destacar informação de utilidade pública para a capital e o estado de MS. Estou muito feliz. Vou sair da universidade no início de novembro com esta tarefa cumprida e deixando este legado”, ponderou a professora Célia Maria, reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul durante o evento.

A universidade chegou a ter uma rádio entre os anos 90 e 2000, mas depois de ser fechada pela Anatel e PF ficou restrita aos corredores do campus da UFMS. Bem diferente da situação atual. Após assinar em 2013 um convênio com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi possível dar início à compra de equipamentos, transmissor, torre e adequação do espaço físico no campus da UFMS. A rádio possui dois estúdios, para transmissões ao vivo e gravações, e também uma redação. Todos os equipamentos do estúdio já são digitais.

A grade básica da rádio vai misturar programas criados pela própria equipe e também retransmissões da EBC, além de boletins da rede de hora em hora e boletins locais a cada meia hora. Os programas contemplam educação, cultura, pesquisa, conhecimento e serão exibidos de segunda a sexta feira. “Toda a comunidade poderá apresentar projetos de programas que julgar interessante, que serão avaliados por um conselho consultivo para sua efetivação. O conselho fará deliberações quanto ao conteúdo emitido pela rádio observando sempre os preceitos da radiodifusão educativa. Queremos dar espaço para o que é feito na nossa terra”, ressalta a professora doutora Daniela Ota, coordenadora de comunicação social da UFMS e que, desde 2009, vem lutando para que a rádio saia do papel.

IMG_6048

Entre a equipe de jornalismo da nova FM estão formandos do curso de Jornalismo da UFMS: Marcelo Pereira, Lairtes Chaves e Mayara da Quinta. O radiojornal será apresentado pelo Cadu Bortolot, servidor da UFMS. Os locutores são Maciel Dias, Gisely Faria e Antônio Marcos. A coordenação fica por conta do técnico Valdinei Almeida. A FM ainda abrirá espaço para estágio de estudantes do curso. Uma das novidades é a parceria com a Educativa FM 104.7, rádio governamental.

“Somos parceiros a muitos anos e hoje é uma emoção presenciar a inauguração da rádio da UFMS. Não encaramos esta nova rádio como uma concorrente a FM Educativa 104.7. Ela não divide, acrescenta. Nós vamos aumentar a nossa produção de conteúdo e programação regional por meio destas emissoras. Não vamos disputar audiência, pelo contrário. E este será um dos grandes legados deixados pela reitora Célia, um marco em sua trajetória. Vida longa à FM Educativa UFMS”, afirmou Bosco Martins, diretor presidente da Rádio Educativa 104.7.

IMG_5987 IMG_6004

(Rodrigo Teixeira / Fotos: Adriano Hanny)