plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

14 de junho de 2024 - 04:15

Quem não conseguir reunir dados pode entregar declaração do IR incompleta e retificar depois  

Lucélia Tashima, coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis da UCDB

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda termina em duas semanas (31 de maio), mas o contribuinte que não conseguir reunir todos os dados pode fazer a entrega do formulário incompleto e depois do prazo enviar uma declaração retificadora. A orientação é da coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco); professora Lucélia Tashima.

Em entrevista ao programa MS no Rádio 1ª Edição da Educativa FM 104.7, ela disse que o prazo deve ser cumprido para evitar o transtorno da multa e possibilidade da malha fina, situação que ocorre quando as informações são inconsistentes. O melhor, de acordo com Lucélia Tashima, é entregar a declaração incompleta e depois de conferir todas as informações e dados apresentar a declaração retificadora. Durante o período de entrega é possível revisar e alterar os dados quantas vezes for necessário, inclusive mudar de modelo (de completo para simplificado). Porém, após a data-limite, o modelo de declaração não pode mais ser mudado. Para quem já entregou, mas depois se lembrou de algum documento, comprovante, ou bem que não foi declarado, esse é o momento para corrigir.

Ouça a entrevista e confira as dicas da professora Lucélia Tashima

 

Atenção: Após a data-limite, será possível saber o status da sua declaração por meio do site da Receita Federal, via e-CAC. Vá até a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e na aba “Processamento”, selecione “Pendências de Malha”. Lá é possível ver se a declaração foi retida na malha fina e o porquê. Caso isso tenha acontecido, algumas das possíveis consequências para o contribuinte são: CPF bloqueado, o não-recebimento da restituição e pagamento de juros e multas (que variam de acordo com o motivo que fez a declaração ser retida). A retificação poderá ser feita desde que o contribuinte não tenha recebido o termo de intimação.

 

 

 

 

 

 

 

SINTONIZE – MS no Rádio tem duas edições na Educativa FM 104.7. A primeira edição vai ao ar das 7h às 8h e a segunda edição das 17h30 às 18h30. O público pode participar pelo telefone 3318 1047, WhatsApp (67) 99333 1047 e por meio das redes sociais. Com apresentação de Paulo Yafusso e Mireli Obando (primeira edição) e Joel Silva e Eva Regina (segunda edição), o programa é transmitido também no portal da Rede Educativa (www.portaldaeducativa.ms.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *