Projeto Vertentes volta em formato de live. Assista, terça-feira, no canal do Coletivo Campo Grande Música

Compartilhe:

Depois de meses paralisado por conta da pandemia do coronavírus, o projeto Vertentes, do Coletivo Campo Grande de Música, retorna na terça-feira, 20 de outubro, dessa vez em formato de live. Durante o ano de 2019 o Vertentes realizou inúmeros shows no espaço da Casa de Ensaio, em Campo Grande. Na primeira live se apresentarão Carlos Colman, Edson Galvão, Matu Miranda e Batucando histórias. A transmissão, direto do Armazém Cultural, se dará através do canal do Coletivo Campo Grande Música.

Os artistas

Como em todos os eventos realizados pelo Coletivo, os artistas são criteriosamente escolhidos de forma coletiva, dentro de um rodizio de forma a privilegiar a todos e a todos os estilos. E estão escalados dessa vez Carlos Colman, cantor, compositor e instrumentista campo-grandense, com carreira iniciada nos anos1970, com mais de 45 anos de atividade. Colman faz parte da geração “Prata da Casa”, movimento que lançou artistas expressivos da nossa terra. Seu repertório tem ênfase na música rural, enriquecida por vários estiloscomo polcas, chamamés, cateretês, toadas, arrasta-pé, pagodes, sertanejos, mas abrange também os principais ritmos da música “folk” brasileira e internacional. Já se apresentou nos programas Som Brasill da Rede Globo e Empório Brasileiro, da Rede Bandeirantes e também nos projetos Pixinguinha e Pixingão, no Rio de Janeiro. O artista tem cinco CDs editados, além do compacto “Castelânea”. Atualmente, trabalha na finalização de EP a ser lançado ainda este ano, com canções inéditas compostas em 2019 e 2020. Carlos Colman se apresentará ao lado de sua parceira Ana Paula Duarte (voz e violão), contando ainda com a participação de Carlos Batera, na bateria.

A banda Nobres Retirantes, criada em 2015, tem como idealizador outro artista que se apresentará na live do projeto Vertentes na próxima semana, Edson Galvão, músico bastante conhecido do circuito noturno campo-grandense e em programas de TV populares e musicais do Estado. Galvão fará no show voz, violão e guitarra; e vai estar acompanhado de Mauricio Gauto, na bateria; Silvano, no contra-baixo e Waguiner, nos teclados.

Outro artista a se apresentar será Matu Miranda, músico su–mato-grossense, que vive no Ceará há 7 anos, onde tem consolidado sua carreira como cantor, compositor e violonista, contando também com experiência teatral. Aos 25 anos, possui uma poética inventiva e contemporânea nas suas letras, com versos que abordam desde temáticas mais metafísicas a críticas sociais. Sua personalidade musical é marcante, propondo novos caminhos sonoros. Agrega influências da música instrumental brasileira, música nordestina, jazz, soul, MPB, pop, o que resulta numa música original.

Em 2020, lançou-se oficialmente nas plataformas digitais com o EP, MATU, que reúne 4 de suas primeiras composições, sendo bem recebido pela crítica, além de contar com milhares de ouvintes nas plataformas de streaming.
Desde 2016, está em circulação com seu primeiro projeto autoral, MATUTANDO, já tendo se apresentado em diversos teatros e equipamentos culturais do Ceará, além de participações em festivais pelo Nordeste (Jazz & Blues Guaramiranga, Choro Jazz Jericoacoara) e em Mato Grosso do Sul (Matutando no Festival de Inverno de Bonito). Já pôde tocar, gravar e conviver com grandes músicos como Arismar do Espírito Santo, Carlos Malta, Léa Freire, Michael Pipoquinha, que apostaram no talento e na música de Matu. Agora em setembro de 2020, Matu irá lançar seu novo single e videoclipe de “Pensavento” através do renomado selo YB de São Paulo, com participação do escultor do vento Carlos Malta.

E, por fim, o palco da live do Vertentes vai receber Batucando Histórias, uma união de teatro, educação e música, fundado em Campo Grande em maio de 2017. As apresentações do grupo mesclam histórias e músicas voltadas ao público infantil com textos e melodias autorais, por meio da adaptação de enredos. Além de instrumentos musicais, o grupo mostra ao público como a canção pode estar em todo lugar, utilizando objetos do cotidiano para musicalizar as histórias, como colheres e copos, e ainda o próprio corpo, com palmas e estalar de dedos.

A interação com o público garante o incentivo ao desenvolvimento cognitivo, a psicomotricidade, lateralidade, equilíbrio, criatividade, imaginação, coordenação motora, memorização, ritmo e movimento. Muito embora o principal público-alvo do projeto sejam as crianças, os adultos também são bem-vindos a participar.

Em maio de 2018 o grupo celebrou seu primeiro aniversário em dois eventos diferentes dos eventos anteriores pois contou com a participação de músicos convidados, um dos eventos foi realizado na conceituada livraria Leparole e o outro foi grande show musical realizado na AABB de Campo Grande MS, com a participação ilustre do participante campo-grandense da edição 2018 do programa “The Voice Kids” Matheus Loubet.

Em busca de constante aperfeiçoamento o grupo também vem promovendo cursos de capacitação e workshop não só para sua equipe como também para profissionais da educação do estado de MS. No ano de 2018 foram realizadas 4 oficinas com os professores, Julia Holanda (Goiânia – GO) Ciro Ferreira (Campo Grande – MS) e Thiago di Luca (Porto Alegre – RS) e com o educador musical Marcelo Serralva (Nova Friburgo – RJ) em 2019 teve novamente uma oficina com o professor Thiago di Luca além das oficinas das própria Wancleya em campo grande e em Ponta Porã MS.

Também fazem parte do grupo Batucando Histórias: o músico Raphael Lanziani Bernardo; o musico Elielson Barcas; o fotografo e cinegrafista Evódio Peres, a Assistente de Palco e personal stylist Rubia Morgana e também temos nosso próprio assistente técnico escolhido de acordo com o tipo de evento.

ASSISTA
Live Engepar Apresenta: Live Vertentes
Dia 20 de outubro, terça-feira, 19 horas
Participação de Carlos Colman, Edson Galvão, Matu Miranda e Batucando Histórias
Transmissão: Canal do Coletivo Campo Grande Música no Facebook (https://www.facebook.com/coletivocgmusica/).


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *