Troca de experiências e valores. Até o dia 29 de julho Mato Grosso do Sul recebe a Operação Guaicurus, do Projeto Rondon. A iniciativa promove a integração entre universitários e comunidades por meio de palestras, oficinas e orientações. As ações ocorrem em municípios distantes dos grandes centros urbanos.
São 252 rondonistas, entre professores e estudantes espalhados por 12 municípios: Água Clara, Bodoquena, Caarapó, Camapuã, Bonito, Figueirão, Inocência, Juti, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Taquarussu. Eles transmitem conhecimentos relacionados a área da saúde, educação, meio ambiente, cultura, direitos humanos e justiça, comunicação, trabalho, tecnologia e produção.
A ação interministerial é coordenada pelo Ministério da Defesa em parceria com instituições de ensino superior.
Ações multiplicadoras – Nos últimos 18 anos o Projeto Rondon realizou 89 operações que atenderam populações de 1.296 municípios em quase todas os estados. Nesse período a iniciativa já capacitou 24.628 Rondonistas e formou mais de 2 milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.
Saiba mais detalhes na reportagem de Nádia Nicolau para o Jornal da Educativa:
Projeto Rondon
A iniciativa contribui com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional.
O nome do Projeto homenageia o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), militar sertanista e engenheiro, reconhecido por sua exploração do Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras.
Com informações de Mariana Alvarenga – (Ascom) Ministério da Defesa