6 de maio de 2024 - 10:14

Projeto na Capital irá castrar e vacinar cães e gatos que vivem em escolas municipais

A Prefeitura de Campo Grande iniciou o Projeto CED nas Escolas, que tem por finalidade capturar e esterilizar (castrar) cães e gatos que vivem nas escolas municipais e Emeis da Capital. A ação inicia na Emei Indubrasil com 4 felinos.

O projeto consiste em capturar os animais que estão nas escolas, tanto cães, quanto gatos, e em seguida levá-los para as clínicas credenciadas para realizar o processo de castração. O animal será castrado, vacinado contra a raiva, microchipado e quando felino será feito uma marcação na orelha. Ao final dos procedimentos o animal é levado de volta à escola ou Emei.

Inicialmente, a Subsecretaria tem o levantamento de 90 felinos residentes nas escolas e Emeis municipais em que são segmentados por animais dóceis (30) e não dóceis (60). Esse número ainda aumentará de acordo com o levantamento nas escolas. A diferença dos grupos é a utilização da armadilha chamada gatoeira, no caso do grupo de não dóceis, essa armadilha serve para facilitar a captura do animal e posteriormente serem direcionados para as clínicas credenciadas.

Junto a captura desses animais, será disponibilizado material educacional nas escolas com panfletos e conscientização do Projeto CED nas escolas (Capturar, Esterilizar e Devolver), ao fim dos procedimentos a escola também receberá uma placa citando a participação no projeto em que o animal é monitorado pelos Programas e Projeto da Subsecretaria.

Os animais castrados serão atendidos pelo Programa de Castração iniciado em 2021 que atualmente conta com quatro clínicas veterinárias credenciadas.

Saiba mais na reportagem de Daniela Nahas:

09.02 – DANI – CASTRAÇAO ESCOLAS