plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Projeto MS Meu Samba oferece oficinas gratuitas nas escolas de samba de Campo Grande

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (24) o termo de fomento cuja finalidade é o repasse financeiro voluntário para custear a realização de oficinas para as escolas de sambas adultas e mirim filiadas à Lienca (Liga das Escolas de Samba de Campo Grande) em Campo Grande/MS. O valor que a Fundação de Cultura está repassando para as escolas de samba, para a implementação do projeto, é de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais).

O projeto MS Meu Samba tem por objetivo principal o apoio às Ligas de Escolas de Samba. Este segmento artístico de Campo Grande abarca mais de três mil carnavalescos, dentre eles: bateristas, aderecistas, figurinistas, costureiros, mestres de bateria e brincantes de todas as idades. São artistas oriundos das oito agremiações que compõem a Liga das Entidades Carnavalescas na Capital, que encontram-se em situação de vulnerabilidade social, pois a renda básica obtida por essas famílias, na maioria das vezes, vem do carnaval. Dedicam-se o ano todo à produção desse espetáculo cultural e popular, que nesse momento de pandemia não pode ser realizado.

O projeto é um auxílio emergencial que visa ao fortalecimento a todas as categorias buscando amenizar as dificuldades enfrentadas pelos artistas sul-mato-grossenses. Acredita-se ser esse o momento para oferecer conhecimento, por meio de cursos e oficinas aos trabalhadores da cultura de todos os segmentos, buscando um resultado positivo por meio da capacitação de profissionais, tornando-os mais preparados nas suas respectivas áreas de atuação.

Apostando em uma política de democratização da cultura, transparente e ágil, principalmente nesse momento de enfrentamento a Covid-19 e visando atender a um quantitativo cada vez maior e diversificado de artistas, a Fundação de Cultura de MS pretende oportunizar e incentivar o artista local, valorizando sua arte, sua trajetória artística, sua história e seu jeito de ser como forma de identificação de práticas e manifestações culturais existentes no Estado, além de apostar na contínua formação de plateia, mesmo em tempos de Covid-19, propiciando assim, melhor e maior entendimento e reconhecimento dos traços que marcam a produção artística em Mato Grosso do Sul.

O presidente da Lienca, Alan Catharinelli, manifestou sua preocupação com a manutenção das escolas de samba durante este ano de pandemia, com o cancelamento do desfile das escolas de samba na avenida. “Nós não vamos poder abrir os barracões, o ano inteiro as escolas vão ficar fechadas sem saber se ano que vem vai ter carnaval. Então, nos comprometemos a dar uma contrapartida, uma prestação de contas aos recursos recebidos, com o oferecimento de cursos e oficinas culturais ao longo do ano. Estamos muito tristes com o cancelamento do desfile, mas sabemos que é necessário, para preservar a saúde da população”.

Confira as oficinas que serão oferecidas pelo projeto:

Oficina A Harmonia – uma equipe de líderes, o sucesso na atividade e na condução de massas numa agremiação carnavalesca. Datas: 27, 28 e 29 de agosto, das 18 às 21 horas. Local: Rua Flor do Lácio, 55, Bairro Silvia Regina. Contato: 99613-5583 (Marilene)

Oficina Baianas e Baianinhas na concepção Mirim e do ECA. Data: 03 de outubro, das 10 às 13 horas. Local: Rua dos Ferroviários, 397, Bairro Cabreúva. Contato: 99223-5517 (Marili)

Oficina Bateria. Datas: 11 e 18 de setembro, das 17 às 21 horas. Local: Avenida Florestal, 847, Bairro Coophatrabalho. Contato: 991708422 (Dilson)

Oficina A importância da direção de carnaval e do quesito Harmonia no Desfile da Escola de Samba. Datas: 18 e 25 de setembro, das 15 às 18 horas. Local: Rua Papilon, 450, Bairro Estrela do Sul. Contato: 99236-5046 (Alex)

Oficina Enredo. Datas: 19 e 26 de setembro e 3 de outubro, das 15 às 18 horas. Local: Rua Sabino José da Costa, 890, Vila Nasser. Contato: 99908-1334 (Fabian)

Oficina Passista. Datas: 15 e 16 de setembro, das 18h30 às 21h30. Local: Rua Charlote, 45, Conjunto Aero Rancho, Setor 6. Contato: 99334-4871 (Alberto)

Oficina Passista. Datas: 15 e 16 de setembro, das 18h30 às 21h30. Local: Rua Inocência Moreira dos Santos, 45, Aero Rancho, Setor 6. Contato: 99334-4871 (Alberto)

Oficina Samba de Enredo: do enredo ao samba. Datas: 4 e 25 de setembro, das 15 às 18 horas. Local: Rua Armando Holanda, 226, Bairro José Abrão. Contato: 99258-0859 (Diogo)

Assessoria de Comunicação da FCMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *