26 de abril de 2024 - 20:25

Projeto Direitos Humanos Vai à Escola comemora um ano com a marca de 5 mil atendimentos

Campo Grande (MS) – Lançado em agosto de 2015, o projeto “Direitos Humanos vai à Escola” comemora a marca de 5 mil atendimentos no período de um ano de implantação. O projeto da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) executado por meio da Superintendência de Direitos Humanos e, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED) contempla alunos das escolas estaduais e acadêmicos de universidades.

A missão do projeto é desenvolver em crianças, adolescentes e jovens a consciência da realidade e de suas potencialidades através do aprimoramento ético e de cidadania, criando oportunidades de atuação positiva na sociedade, priorizando a educação em direitos humanos, garantindo o acesso à informação e orientações independente de gênero, idade, condição social, credo, raça ou religião.

Iniciado no dia 18 de agosto de 2015, o projeto nessa época ainda piloto, iniciou em quatro escolas estaduais da Capital, estendendo-se para mais cinco escolas nesse ano de 2016. Pela relevância dos temas abordados, a equipe dos “Direitos Humanos vai à Escola”, foi convidada a ministrar palestras educativas também nas Universidades da Melhor Idade (UMI/UCDB) e aos acadêmicos do curso de Serviço Social da Uniderp.

A superintendente de Direitos Humanos, Ana Lúcia Américo, pontuou que os assuntos abordados são relevantes para a sociedade e que precisam ser debatidos para melhor compreensão. “As temáticas abordadas estão intrínsecas na sociedade e precisam ser discutidas para eliminar dúvidas e preconceitos que possam existir. Abordamos temas como: violência doméstica, urbana, institucional e psicológica; bullyng, preconceito social, direito digital, diversidade e gênero, namoro e sexualidade, valores morais, protagonismo juvenil, empreendedorismo, este ano, nossa equipe agregou o desenvolvimento pessoal”, justificou a superintendente.

Novas parcerias

Em 2016, o projeto estabeleceu parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio da Superintendência de Assistência Sócioeducativa, ampliando as oficinas de Direitos Humanos para as Unidades Educacionais de Internação (UNEI) de Campo Grande, sendo a Dom Bosco e Estrela do Amanhã, nesse primeiro momento somente com os servidores.

Para o segundo semestre deste ano, a equipe diversificou as oficinas, incluindo o “Desafio Direitos Humanos”, que tem por objetivo principal, estimular o exercício da cidadania, proporcionando atividades recreativas, obtendo como resultados a absorção das temáticas aplicadas.

Solange Mori, da Assessoria de Comunicação da Sedhast | Foto: divulgação