plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

21 de julho de 2024 - 22:05

Primeira agência LGBT de MS vem a com a missão de promover a inclusão no turismo

A Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul já é destaque, não apenas no Brasil, mas no mundo, pelas belezas naturais e boa receptividade. Pesquisa recente divulgada pelo Ministério do Turismo, por exemplo, aponta o Estado como o mais bem avaliado por turistas estrangeiros no quesito hospitalidade. E entendendo que bom atendimento deve ser para todos, de forma igualitária, porém personalizada, empresários  do município decidiram criar a primeira agência de turismo gay-friendly de MS.

Foto: Divulgação

A Bonito.LGBT surge da percepção dos proprietários da Agência São Jorge Pub & Hostel, localizada no centro de Bonito, de que o público gay ansía por atendimentos personalizados, que atendam as suas necessidades e saibam respeitar a diversidade de fato. “Mais do que simplesmente oferecer um serviço, nosso objetivo é se posicionar de maneira ativa, participativa, e principalmente, assumida no turismo sul-mato-grossense, levantando a bandeira LGBT de fato”, explica Felipe Daniel, um dos proprietários da Agência.

Segundo ele, algumas medidas, que vão além do campo comercial, já estão sendo discutidas, como a implantação de um polo da Decradi (Delegacia De Crimes Raciais E Delitos De Intolerância) em Bonito, a pintura de uma faixa de pedestre com as cores da bandeira LGBT e também a alianças com as empresas que realmente estão engajadas a darem um atendimento diferenciado, sem diferenciar essas pessoas. “Seria como um selo de empresa amiga, para que eles possam se identificar e saber onde serão ou não bem-vindos e bem atendidos”, acrescenta.

Conforme a agência, resultado de estudos, pesquisas, cruzamento de dados e análises comportamentais, concluiu-se que um número substancial de consumidores do mercado LGBTQI+ buscam o destino de Bonito/MS, mas não encontram a devida atenção, acolhimento e/ou conteúdo online específico relacionado ao tema que lhes capte a devida atenção. Após dois anos de monitoramento deste mercado e do comportamento destes consumidores, foi lançada a nova estratégia de Marketing/2018 com a criação da Bonito.LGBT.

Para aumentar o número e melhor atender os turistas deste segmento no destino de ecoturismo mais visitado do Brasil, a Bonito. LGBT oferece uma opção de atendimento e prestação de serviços turísticos de Bonito, orientada preferencialmente à comunidade LGBTQI+ e suas exigências específicas, entregando a melhor oferta de produtos e serviços, transformando em uma experiência inesquecível.

Felipe enfatiza que a agência disponibiliza funcionários LGBTQI+ e toda a equipe de profissionais é treinada e qualificada para o atendimento deste público. “Já passou da hora de atropelar o viés da percepção de que esse assunto ainda é motivo de conversa, tabu, preconceito ou discriminação. É um nicho dotado de um público exigente, educado, de alto nível intelectual, alto poder aquisitivo, e, sobretudo, um público que viaja muito”, completa.

Para ter uma ideia, no Blog da Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo) foi publicada uma matéria com dados informativos da OMT (Organização Mundial do Turismo), onde diz que o número de viajantes do setor, no mundo, já representa 10% do total de viajantes, além de representar uma fatia de 15% do faturamento.

Foto: Divulgação

Mas não é só pelo viés econômico que a Agência São Jorge Pub & Hostel decidiu apostar nesse novo ‘produto’ como alguns poderiam assim definir. Receber o público LGBTQI+ não é novidade para o Pub São Jorge, um dos pontos mais badalados de Bonito. Localizado no centro da cidade, o pequeno e aconchegante espaço ficou lotado no início deste ano quando foi pelo segundo ano consecutivo, palco da festa Pride 2.0, dedicada à comunidade LGBTQI+.

Quem passava pela Rua Luiz da Costa Leite e via o arco-íris pendurado na fachada já imaginava que o espaço estava se preparando para receber um evento voltado ao público queer. Mariano Chiurazzi, cenógrafo da festa, se inspirou nos memes da internet com temática gay preenchendo as paredes do local com nuvens iluminadas por led, algumas vomitando arco-íris, símbolo da comunidade LGBTQI+. O evento no Facebook também trazia o arco-íris na foto de capa e o texto anunciava: ‘Arrasou! O São Jorge PUB é só amor!’

Jou Gonzales, DJ residente e também proprietário da Agência São Jorge, justifica a realização da festa: “O público LGBTQI+ adotou o bar e a gente adora essa galera”. Jou conta que em relação à primeira Pride em 2017, o público desta edição foi maior. E como já ocorre em outras noites no Pub, havia diversos gêneros além do LGBTQI+, se divertindo lado a lado, fazendo jus ao slogan do evento: ‘Orgulho de ser livre‘. “Houve mais investimento em decoração e a atração foi melhor”, detalha. O DJ revela que a Bonito.LGBT já está programando novidades para a Pride 3.0 em 2019.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, considera uma bela iniciativa e muito importante para atender o segmento LGBTQI+ que vem crescendo no turismo regional, sendo um público qualificado, com gasto acima da média, que todo destino tem que trabalhar e melhor atender.

“Bonito já possui alguns empreendimentos que têm focado seus esforços para atender o segmento. E nossa campanha de marketing ‘VisitMS‘ também está atuando na promoção dos destinos de Mato Grosso do Sul para o segmento LGBTQI+”, enfatiza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *