19 de maio de 2024 - 09:35

Presidente do Cotolengo participa do Rádio Livre e Jornal da Educativa

Entrevista do dia na Rádio Livre com o padre Valdeci Marcolino. (Foto: Rodolfo Cabrera)

O aniversário de 27 anos do Cotolengo Sul-Mato-Grossense foi tema da entrevista de hoje no programa Rádio Livre, apresentado pela jornalista Eva Regina ao lado do radialista Bernardo Quartin, pela FM 104,7. Na ocasião, o diretor-presidente da entidade que assiste pessoas com deficiência na Capital, padre Valdeci Marcolino, falou sobre as diversas lutas e conquistas à frente do Cotolengo.

Segundo ele, são mais de três mil atendimentos por mês em Campo Grande entre os assistidos diariamente pelo Centro-Dia, que recebe as crianças de segunda a sexta-feira e o CER II (Centro Especializado em Reabilitação) que dispõe de uma equipe de profissionais das diversas áreas como fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, psicologia e outras.

Durante o bate-papo, padre Valdeci salientou a importância dos convênios firmados com o governo do Estado, a prefeitura de Campo Grande, as emendas parlamentares e principalmente, com a atuação dos voluntários nos eventos realizados, que são as principais fontes de renda do Cotolengo. Ele lembrou ainda que a entidade está de portas abertas para novos voluntários e doadores.

O Cotolengo Sul-Mato-Grossense é um local de muitas histórias, corridas contra o tempo, reabilitação, mas acima de tudo, de amor e entrega pessoal. Durante a entrevista o padre lembrou de uma voluntária, uma senhorinha que mesmo diante do luto de ter perdido o filho em uma sexta-feira, ter velado e sepultado seu corpo no sábado, estava atuando em um evento no domingo. Quando questionada sobre o motivo de não estar em casa vivenciando seu luto ela respondeu que ali estava a família dela e que não teria melhor lugar para ela estar naquele instante, doando seu tempo, suas forças e seu coração pela obra orionita. “E é isso o que somos, uma grande família”, ressaltou.

Os muros da entidade receberam, recentemente, novas cores. Os muros do cotolengo estão recebendo desenhos do artista plástico Sullivan Oliveira. “Boa parte já está concluída, mas por volta de quinta-feira ele deve começar a segunda fase”, contou o padre.

O assunto continua na programação da Rede E durante o Jornal da Educativa, apresentado pela jornalista Priscila Trauer e que vai ao ar a partir das 11h30.