plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 14:05

Presidente da Fertel e Controlador Geral assinam termo de adesão ao Programa MS de Integridade

Programa MS de Integridade é apresentado a gestores e Fertel dá início ao planejamento das ações que buscam excelência na gestão pública e assegura a qualificação da governança

Bosco Martins, presidente da Fertel, e o Controlador-Geral Carlos Girão

Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa (Fertel), jornalista Bosco Martins, e o Controlador-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, assinaram o Termo de Adesão ao Programa MS de Integridade (PMSI).

O PMSI foi apresentado aos gestores da Fertel, mantenedora da TVE Cultura e Rádio Educativa FM 104,7, pelo coordenador do programa, João Francisco Arcoverde Lopez, no auditório da Fundação, com a presença do Controlador-Geral e auditores da CGE. As ações do PMSI serão desenvolvidas em 10 etapas. A primeira, de adesão e detalhamento das ações, foi cumprida na terça-feira (3/3). A próxima etapa será de formação de grupo de trabalho e capacitação.

João Francisco Arcoverde Lopez, coordenador do PMSI, apresenta diagnóstico que norteia ações de programa com foco na ética

Para a implementação das medidas do PMSI, previstas no Decreto nº 15.222, o Governo do Estado realizou um diagnóstico completo de todos os órgãos públicos – Secretarias, empresas, autarquias e fundações -, para traçar parâmetros de execução das ações que buscam fortalecer a cultura da ética e da integridade no serviço público.

O diagnóstico elaborado através da Controladoria-Geral fez o mapeamento para identificar os níveis de operacionalização dos macroprocessos, controles internos, avaliação de riscos e sistemas de prevenção. A partir dos parâmetros de ambiente ético, gestão de risco, controle interno e conformidade, o PMSI deve gerar nas áreas onde está sendo implementado, Código de Ética e Conduta, Canal de Denúncia (Ouvidoria), Políticas de Integridade, Controle Preventivo e projeto de Monitoramento Contínuo.

Bosco Martins diz que medidas previstas no PMSI ampliam a transparência e reforçam a confiança na gestão pública

O diagnóstico é uma fotografia geral com a identificação das áreas sucetíveis em diferentes patamares de risco, de modo que as medidas serão adotadas de acordo com os parâmetros de cada órgão ou repartição pública.

Carlos Girão conversa com Bosco Martins e o procurador da Fertel, Danilo Magalhães, sobre os parâmetros do PMSI

“O objetivo é promover a governança no poder público, assegurar a integridade e afirmar a ética como um dos princípios basilares da gestão. O PMSI cria mecanismos para combater irregularidades e identificar riscos de má gestão, onde podem ocorrer desvios de conduta, risco de fraude e corrupção”, explicaram os técnicos da CGE durante a apresentação do programa na Fertel. “Quanto maior o poder de compra de um órgão, maiores são os riscos a serem monitorados”.

Para o presidente da Fertel, Bosco Martins, o aprimoramento de condutas e controle de gestão é uma tendência no serviço público importante para afirmação das instituições. “São medidas que ampliam a transparência e reforçam a confiança na gestão pública, isso é fundamental para o fortalecimento e confiança nas instituições”, disse.

Bosco Martins, junto com o diretor Jurídico da Fertel, procurador Danilo Magalhães, delegou aos gestores da TVE Cultura e Educativa FM a formação do grupo de trabalho, que está encarregado de implementar as medidas até junho. Após o treinamento que será dado pela CGE, por meio da Escola de Governo, o grupo desenvolverá oficinas para mapeamento de processos, definição de instrumentos normativos, análise de riscos e, em seguida, formatação de relatório para análise da CGE.

Na última etapa serão submetidos à aprovação os planos de ação. No caso da Fertel, a unidade de conformidade (compliance) é a Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, cabendo ao Controlador-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, a homologação do relatório final.

O Controlador-Geral disse que a diretriz estabelecida pelo decreto do governador Reinaldo Azambuja foi uma das primeiras a serem baixadas no âmbito de todas as unidades da Federação, fazendo com que Mato Grosso do Sul assuma a vanguarda no processo de afirmação da política de excelência da gestão, focado na ética e na prática de condutas corretas de dirigentes e servidores, com ênfase na prevenção de fraudes e corrupção, e prevenção e controle à exposição aos riscos de integridade.

A Secretaria de Governo e Gestão Estratégica foi a primeira a aderir ao Programa MS de Integridade, projeto executado integralmente com recursos próprios. Outras quatro entidades também participam: a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), a Fundação de Serviços de Saúde (Funsau), a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). As demais secretarias, autarquias e órgãos da administração direta têm até o mês de novembro para realizar a adesão ao PMSI.

“É importante ressaltar que este programa não é impositivo, ele é propositivo. Trata-se da proposição de melhorias para assegurar uma boa governança”, explicou o Controlador-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão. “Este programa não é da CGE ou da Segov, é de todos, e só sobreviverá se as unidades efetivamente o incorporarem como um processo próprio de gestão”, ressaltou o coordenador do PMSI, João Francisco Arcoverde Lopez.

(Edmir Conceição)
Fotos: Iasmin Biolo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *