O evento gastronômico Cata Guavira está prometendo surpreender até mesmo os paladares mais diversificados, com oficinas que ensinam a preparara desde cevichi (o peixe cru marinado no limão) que já citamos, até a carne de porco curada.
Dessa vez os chefes são Mario Portela e Hugo Rodas, que no dia 25, das 15h30 às 17 horas, ministram a oficina “O ramo da indústria alimentar dedicado ao preparo e venda de produtos de carne de porco curada, a chacurtaria”.
Paulista de nascimento, o chef Hugo Rodas escolheu a cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, para inaugurar o “Seu Majó”, restaurante que leva vo apelido que o chef deu a seu avô, criado no Nordeste. No currículo do destacam-se o estágio no EPICE em São Paulo, um dos maiores restaurantes da América Latina, além de uma passagem pelo Mahalo Cozinha Criativa, restaurante cuiabano premiado pelo guia 4 Rodas.
Nos pratos de Hugo, é notável a influência da cozinha ítalo-brasileira, com apresentações contemporâneas misturadas com os estilos regionais, como o do cerrado, pelo qual é apaixonado. Além disso, gosta de trabalhar com produtos orgânicos, de criação própria, como o caju, pato, ovos, verduras e legumes, que dão origem aos sabores tão intensos e harmoniosos dos seus pratos.
O Cata Guavira acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro na Praça da Liberdade e no Empório Olinda, em Bonito. A programação inclui oficinas, aulas-show, degustações e workshops para crianças promovidos pelo Movimento Slow Food de Bonito e de Campo Grande.