plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 12:49

Prefeitura inicia imunização de cães e gatos após caso confirmado de raiva

Após confirmação nesta segunda (20) de caso de raiva em morcego na região central de Campo Grande, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou ação de bloqueio da doença, com imunização gratuita de cães e gatos e visitas de conscientização aos moradores a importância da vacinação e cuidados.

O itinerário prevê a realização do trabalho no quadrilátero entre a Avenida Afonso Pena, Rua Padre João Crippa, Rua Pernambuco, Rua Treze de Maio, Rua Ana América, Avenida Ana América e Noroeste.

O animal estava em via pública sobre uma calçada na Rua Maracajú, quase esquina com a Avenida Calógeras. Na ocasião, ele foi recolhido e enviado para análise laboratorial. O resultado positivo saiu na última semana.

Esse é o segundo caso de morcego positivo para raiva registrado este ano na Capital. O último caso em humanos foi registrado em 1968 e em caninos no ano de 2011.

Saiba detalhes da ação na reportagem de Maristela Cantadori:

Entenda a doença

A raiva é uma doença fatal causada por um vírus que atinge todos os mamíferos, inclusive o homem e é transmitida através da saliva ou tecidos do sistema nervoso de um mamífero infectado para outro mamífero. Geralmente essa transmissão acontece em decorrência de uma mordedura, arranhadura ou lambedura.

Após ser mordido ou arranhado, o que fazer ?

-Lave imediatamente o local da mordedura ou arranhadura com água e sabão

-Procure uma unidade de saúde 24 horas (UPA ou CRS) para receber o tratamento profilático

-Guarde o endereço do animal agressor para posterior identificação

-Observe o cão ou gato agressor por 10 dias

*O fato do cão ou gato estar vacinado não dispensa o tratamento profilático da vítima e a observação do animal

Vacine os cães e gatos da sua família anualmente para protegê-los contra a doença

Conforme a Lei Complementar nº 392, de 11/8/2020, a vacina antirrábica é obrigatória.

Morcegos

Todas as espécies de morcegos (hematófagos e não hematófagos) podem adquirir e transmitir doenças para o homem e outros mamíferos, como cães e gatos.

Caso encontre um morcego em casa, o que fazer ?

Caso encontre um morcego caído em via pública ou dentro de casa a pessoa deve entrar em contato com o CCZ para que seja realizado o recolhimento. O número para contato é o 67 3313-5000 ou 3313-5001.

Não encoste nele, mesmo que estiver morto

Todos os morcegos, independente de seu hábito alimentar, podem morder se forem perturbados. Se estiverem contaminados, podem transmitir a Raiva. Em qualquer tipo de contato com o morcego existe o risco de transmissão da Raiva. Não apenas com a mordedura.

Fique atento

Se encontrar um morcego caído no chão, tente imobilizá-lo com uma caixa, balde ou bacia. Mantenha isolado dos animais da casa.

Os morcegos têm hábito noturno, o fato do animal estar voando ou caído durante o dia é um sinal de alerta.

Com medidas simples é possível afastar estes animais sem comprometer a sua sobrevivência. Para que o morcego não entre em sua casa é importante vedar todos os vãos, frestas e aberturas com telas metálicas ou de nylon, espuma, isopor ou argamassa. A claridade também diminui a presença de morcegos.

Os morcegos são protegidos pela Lei Federal nº 9605, de fevereiro de 1998, e sua eliminação indiscriminada é considerada um crime contra natureza. Ou seja, matar morcegos é um crime ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *