26 de abril de 2024 - 11:52

Prefeitura de Jardim cancela Carnaval e informa que verba será usada para kits escolares

O prefeito de Jardim, Guilherme Monteiro anunciou em suas redes sociais que não deve haver Carnaval Público no Município. Segundo ele, o Executivo está com o caixa apertado e a verba que seria gasta na folia, em torno de R$ 95 mil, deve ser usada para o pagamento da folha de rescisão dos servidores e na compra de kits e uniformes escolares. Na cidade vizinha, Bonito, a Prefeitura também está realizando uma enquete sobre o evento, para que os moradores decidam se preferem o Carnaval ou uma ambulância UTI móvel.

Avenida Eron do Couto em Bonito

Até o momento, 76.75% dos 727 votos computados, optaram pelo veículo. Já em Jardim, o Executivo decidiu assumir a responsabilidade e cancelar a festa de vez. “Carnaval será realizado pela prefeitura de Jardim? Não! Foi orçado um valor de R$ 95 mil para 3 noites e uma matinê. Porém, usaremos este dinheiro para pagar rescisões de servidores, kits e uniformes escolares, além de fornecedores. Obrigado pela compreensão!”, destacou o prefeito na rede social, ao detalhar que não existe recurso carimbado para carnaval, nem no estado, nem no município. “Diferente da saúde e educação, que deve ser investido obrigatoriamente, 15% e 25%, respectivamente, da receita líquida do município”.

Segundo o Promotor de Justiça do Patrimônio Público de Campo Grande, Humberto Lapa Ferri, em entrevista ao Jornal Midiamax, a explicação do prefeito está em conformidade com a lei. “Como é uma festa que acontece todos os anos, apenas em poucos casos, como no Rio de Janeiro, ela vem com destinação certa. Geralmente são verbas de arrecadação, então o prefeito pode fazer alterações de onde pretende investi-las, desde que não seja carimbada, mas isso é bem difícil se tratando do Carnaval em Mato Grosso do Sul, ainda mais no interior”, esclareceu o promotor que é responsável pela 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público da Capital.

Sem folia

Seguindo exemplo de Jardim e Bonito, os municípios de Chapadão do Sul, Anaurilândia e Paranaíba não realizarão folias nesse ano e destinarão a verba áreas prioritárias.