26 de julho de 2024 - 23:43

Portaria assinada pelo Governo do Estado beneficia passageiros e empresas do transporte intermunicipal

Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja e o diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), Youssif Domingos, assinaram na manhã de hoje (19) portaria que autoriza as empresas do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso do Sul a praticar promoções nos preços das tarifas para os usuários.

Resultado de estudo solicitado pelo Governo do Estado, o novo normativo criado pela agência reguladora abre espaço para reverter os indicadores decrescentes de volume de passageiros transportados, a concorrência de transportadores não autorizados e a redução da taxa de ocupação dos veículos, fatores que põem em risco a viabilidade econômica da atividade.

“Nosso objetivo é que o usuário possa comprar passagens com tarifas mais baratas para determinados dias e em determinados horários. Tenho certeza que as empresas podendo ofertar preços menores, vai gerar um atrativo maior. Pode aumentar o número de passageiros e dará condições de mais competitividade, até mesmo contra o clandestino”, afirmou Reinaldo Azambuja. “Nós provocamos a Agepan para que fizesse essa avaliação, na intenção de aumentar o fluxo de pessoas viajando. É uma medida que é boa para todo mundo, principalmente para o usuário”.

Durante a assinatura da portaria, na Governadoria, com a presença de representantes das empresas Viação São Luiz, Viação Motta, Expresso Queiroz, Viação Andorinha, Expresso Mato Grosso, Viação Umuarama, Expresso Maringá, e Expresso Itamarati, o presidente da Agepan explicou que a medida já é adotada em outros estados do país, com resultados positivos. “Mato Grosso do Sul era um dos estados ainda não era regulamentada essa permissão, que possibilita a ação promocional levando em conta situações pontuais e períodos sazonais. Com essa permissão, esperamos reflexos no equilíbrio da atividade, a capitalização das empresas e a prestação de bons serviços”, afirmou Youssif Domingos.

Diretor da empresa Cruzeiro de Sul e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros de Mato Grosso do Sul, o empresário Oswaldo Possari disse acreditar que muitas empresas irão aderir à oferta de promoções. “Não é uma questão de querer, hoje é praticamente obrigatório fazer promoção, porque vivemos dificuldades. Acredito que essa nova medida, aliada à redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do diesel já feita pelo governador ajudará a trazer o passageiro para o transporte regular.

AGEPAN-portaria de tarifas intermunicipais           AGEPAN-portaria de tarifas intermunicipais

Fotos: Chico Ribeiro

Fonte: Notícias MS