26 de abril de 2024 - 13:10

“Por um punhado de dólares – os novos emigrados” vai ao ar na Sala de Cinema

Documentário de 2014 narra histórias de pessoas que deixaram seus países em busca de melhores condições de vida e ajudam a movimentar a economia mundial; exibição começa às 22h deste domingo na TVE Cultura
Documentário aborda dificuldades com a migração pelo mundo na perspectiva de três famílias. (Imagem: Reprodução)

O documentário “Por um punhado de dólares – os novos emigrados” é a atração da Sala de Cinema deste domingo (25). Inédita na TV, a produção que foca a realidade de quatro pessoas que saem pelo mundo em busca de melhores condições de vida tem direção de Leonardo Dourados e será exibida na TVE Cultura a partir das 22h.

Anualmente, cerca de 200 milhões de pessoas deixam os seus países e se tornam imigrantes, atrás de melhores oportunidades de vida e trabalho, com o qual movimentam no mesmo período cerca de US$ 400 bilhões, enviados às suas terras natais para ajudar as famílias, representando um importante papel na economia do mundo.

O documentário, produzido em 2014, aborda a situação de três famílias: José Luis Vásquez, que deixou tudo no México para ganhar a vida nos Estados Unidos; os irmãos brasileiros Seidi e Leonardo Takano, que foram para o Japão em busca de dinheiro para saldar uma dívida do pai; e Ibrahim Suware, que deixou Gâmbia rumo a Alemanha e agora se divide entre a família alemã e a africana.

Em tela, são retratadas por meio da vida dos personagens principais as dificuldades causadas pela migração, desde a obtenção e documentos até se estabelecer em outro país.

A faixa Sala de Cinema é uma parceria da SPCine com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, exibida pela TV Cultura e retransmitida pelas emissoras parceiras de todo o país. O projeto contempla 36 longas-metragens de ficção e documentários selecionados via edital. A atração vai ao ar na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa aos domingos, a partir das 22h.