26 de julho de 2024 - 22:34

Políticas do governo de MS para os professores são referência Nacional, diz superintendente no Jornal do Rádio

Estado oferece ainda formação continuada

Inspirado na data do decreto que instituiu o ensino elementar no Brasil, o Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, foi tema de entrevista com Joel Silva e Lívia Machado no Jornal do Rádio desta sexta (14), que também trouxe as principais informações do último dia útil da semana.

Waldir Leonel, superintendente de Políticas para a Educação, da SED, coloca a profissão de professor como a mais importante das profissões. “É a partir dela que se formam as outras, e nesse sentido buscamos valorizar o professor a partir da demanda que eles mesmos apresentam”, disse Leonel.

Políticas do Governo do Estado têm buscado valorizar constantemente a profissão, o que inclui a formação continuada daqueles que atuam nas escolas. “Incluindo especializações, coisa que em outros estados é algo inimaginável. MS é referência nacional também em relação ao salário, que é um dos fatores que garante qualidade de vida aos professores”, explicou Waldir.

Com as especializações possibilitadas pela SED, os profissionais da educação podem ainda progredir na carreira. Além dos professores da rede estadual, o ensino fundamental, que é oferecido pelos municípios, também é atendido pelos programas de formação da SED, por mais que estejam fora obrigatoriedade do Estado. O superintendente disse que “precisamos também investir na aprendizagem desses alunos, e consequentemente na formação desses professores. Oportunizar que esses estudantes venham com mais bagagem do ensino fundamental para fazer o médio com excelência”.

A família, defende Waldir, é o primeiro espaço de valorização dos professores. “Precisamos acreditar mais no nosso profissional, começando pela família. Os estudantes também precisam valorizá-lo, ele que ensina e educa sempre com muita dedicação. São profissionais que merecem carinho e respeito de toda a sociedade”, finaliza Leonel.

Entrevista com candidatos a vice-prefeito

Nesta sexta aconteceu também o segundo dia da rodada de entrevistas com os candidatos a vice-prefeito de Campo Grande. Hoje o participante foi Cláudio Mendonça, da coligação “Juntos por Campo Grande”. Ontem (13) o espaço esteve reservado para a também candidata a vice Adriane Lopes, que pleiteia o cargo pela coligação “Sempre com a Gente”.

Confira a entrevista na íntegra: