16 de abril de 2024 - 00:06

Pioneira nas cotas, UEMS também adota políticas de permanência

Pioneira na adoção de políticas de cotas, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul investe também para assegurar ao estudante o ingresso em um curso superior  – com ensino gratuito e de qualidade – e permanecer, concluindo a sua graduação.

As bolsas – entre elas Vale-Universidade e Vale-Universidade Indígena, somadas a programas de pesquisa e extensão como o UEMS na Comunidade, maior programa de extensão da instituição, que vai levar ensino e pesquisa para os 79 municípios do Estado, contam com investimentos de R$ 8 milhões, contemplando mais de 2 mil estudantes.

Além da ampliação das bolsas e de suas aplicações, o Governo do Estado formalizou a equiparação dos auxílios dos acadêmicos da UEMS aos valores aplicados pela CAPES/CNPQ/Fundect, proporcionando a permanência na universidade. Os auxílios variam de R$ 400 a R$ 950, de acordo com a bolsa em que o estudante se inscreve.

As bolsas de pós-graduação oferecidas pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) para fomento de pesquisas e projetos científicos, tecnológicos e de inovação também foram reajustadas pelo Governo do Estado no início de março, seguindo o acréscimo realizado pelo Governo Federal.

Duas vans e dois ônibus do Programa UEMS na Comunidade foram entregues para a UEMS para realização de ações de extensão e de cultura. O investimento de mais de R$ 3 milhões tem apoio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul.

A instituição, que está presente em 28 municípios do Estado – com 15 unidades universitárias e 13 polos de educação a distância -, conta atualmente com 90 cursos de graduação e pós-graduação, com 2,5 mil novas vagas a cada ano. Este ano a UEMS deve atingir aproximadamente 22 mil profissionais formados em diversas áreas do conhecimento desde a sua fundação.

Saiba os detalhes sobre as bolsas e sua importância no desenvolvimento da pesquisa e de ações da universidade nas comunidades na reportagem de Maciel Dias para a Rádio 104,7 FM Educativa: